• Matéria: Sociologia
  • Autor: luana131017
  • Perguntado 4 anos atrás

Não se pode negar que se vive em um contexto e em um período de constantes mudanças e transformações. Estas mudanças abalam os mais diversos âmbitos da sociedade. Neste contexto, o mercado de trabalho não passa imune. É recorrente encontrar afirmações de que a educação/ formação/ qualificação é imprescindível para que os indivíduos sejam e se mantenham inseridos no mercado do trabalho. Disserte sobre as relações existente entre educação e trabalh

Respostas

respondido por: joselucas771
10

Resposta Esperada:

Ao longo da história da humanidade, diferentes concepções de trabalho se estruturaram. Inicialmente, após o período de economia natural e de subsistência, houve a forma de escravidão, seguida do modo de trabalho servil e, por fim, a experiência do trabalho assalariado.

Na Antiguidade, o trabalho era comumente visto como um castigo, atividade não digna e se deveria evitar e livrar-se de qualquer forma de trabalho árduo e/ou repetitivo. Neste período, o ócio era prestigiado pela sociedade, pois o ócio possibilitava que o homem se dedicasse à política, filosofia, poesia, música e demais artes.

Na legislação atual do Brasil, a educação tem como um dos propósitos preparar para o mercado e mundo de trabalho.

Atualmente, os discursos sobre o trabalho e a educação mudam profundamente, os desafios e tendências no mercado de trabalho são os mais diversos e exigem múltiplas competências e habilidades da parte dos trabalhadores.

As novas tecnologias e matérias-primas exigem que a mão de obra se qualifique e se aperfeiçoe constantemente.

Assim, torna-se imprescindível que os trabalhadores se mantenham em constante atualização e aperfeiçoamento, caso contrário, podem ser excluídos de determinados postos e espaços de trabalho, bem como não conseguir ser realocados em outros postos.

Perguntas similares