1. Os povos da Amazônia, apesar da rica fauna e flora, aprenderam a técnica da agricultura com plantas que nem eram da região, como o ariá, abóbora e a mandioca. Datações de 8 mil anos a.C., mostram que esses agricultores, além de forte troca cultural com outros povos, também dominavam a adubagem do solo. De acordo com essa afirmativa, como era a adubagem de solo? *
1 ponto
a) Através de adubo químico como a ureia, uma terra extremamente fertilizada com ureia de plantas, carvão e restos de animais como peixes da região (que sobrava da alimentação). O adubo químico mostra o conhecimento desses povos da Amazônia com a técnica de adubagem do solo.
b) Através da técnica de elevação dos campos fertilizados com as enchentes do Rio Madeira. Os povos agricultores originários da Amazônia aprenderam a mesma técnica de utilizar as inundações do rio como os egípcios e os mesopotâmicos.
c) Era criado um super adubo com material de queimadas chamada de coivara e adubo orgânico do povo maia feito de matéria orgânica de camelos. Esse adubo dos Andes mostra a intensa troca cultural da região entre os povos da América.
d) Chamada de TPI – Terra Preta de Índio antropogênica. Uma terra extremamente fertilizada com material orgânico de plantas, carvão e restos de animais como peixes da região (que sobrava da alimentação). A TPI mostra o conhecimento desses povos da Amazônia com a técnica de adubagem do solo.
Respostas
Resposta:
letra d
Explicação:
Porque ñ tinha modernidade como hj em dia
A adubagem de solo pelos povos da Amazônia era a Chamada de TPI – Terra Preta de Índio antropogênica. Uma terra extremamente fertilizada com material orgânico de plantas, carvão e restos de animais como peixes da região (que sobrava da alimentação). A TPI mostra o conhecimento desses povos da Amazônia com a técnica de adubagem do solo. Alternativa correta, letra D.
Os povos indígenas que habitaram a floresta amazônica há cerca de 8000 anos, se utilizavam de práticas agrícolas sem o uso do fogo, e costumavam cultivar batata doce, abóbora e mandioca.
Ao invés de colocar fogo na mata, estas civilizações construíam montes agrícolas, que propiciavam melhor drenagem, aeração do solo e a consequente retenção de nutrientes.
Se mostravam extremamente técnicos, observando bem os períodos e condições amazônicas, das conhecidas secas e cheias, além disso, a falta de fogo conservava as matérias orgânicas.
Registros apontam que as queimadas na Amazônia teriam se intensificado período pós colonização europeia.
Aprenda mais sobre a agricultura na Amazônia:
https://brainly.com.br/tarefa/10820996
Bons estudos!