• Matéria: Português
  • Autor: WesleySnite
  • Perguntado 4 anos atrás

c) Os trechos que você acabou de ler são exemplos de sequencias des
critiva, narrativa e argumentativa. Identifique a qual desses tipos per.
tence cada um deles.
e) Que posição Daniel Munduruku tem sobre a literatura?
• O entrevistado faz uma ressalva à sua afirmação anterior, introduzida
pela palavra mas. Por que ele afirma que a literatura indígena é sempre
militante?​

Respostas

respondido por: MatheusBassop
36

Resposta:

a letra c esta incompleta

e) Menção honrosa do Prêmio Literatura para Crianças e Jovens na Questão da Tolerância, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Menção de Livro Altamente Recomendável pela Fundação Nacional para o Livro Infantil e Juvenil.

f) Doutor em educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos, Daniel Munduruku defende que a palavra "índio" remonta a preconceitos - por exemplo, a ideia de que o indígena é selvagem e um ser do passado - além de "esconder toda a diversidade dos povos indígenas".

Por isso, "quando a gente comemora o Dia do Índio, estamos comemorando uma ficção", fala Munduruku, a respeito do 19 de abril. Reflexo disso são celebrações da data feitas por escolas, com uma "figura com duas pinturas no rosto e uma pena na cabeça, que mora em uma oca em forma de triângulo". "É uma ideia folclórica e preconceituosa."

"A palavra 'indígena' diz muito mais a nosso respeito do que a palavra 'índio'. Indígena quer dizer originário, aquele que está ali antes dos outros", defende Munduruku, que pertence ao povo indígena de mesmo nome, hoje situado em regiões do Pará, Amazonas e Mato Grosso.

Explicação:

respondido por: sinadeinert263
67

Resposta:

C

I: descritivo

ll: narrativo

lll: argumentativo

.

.

.

Perguntas similares