Na primeira metade do século XX artistas mexicanos se destacaram na arte de pintar
grandes murals. Com base no que você estudou, cite três características da pintura mural
mexicana.
Respostas
Resposta:
A arte da primeira metade do século XX O início do século xx ampliou as conquistas técnicas e o desenvolvimento industrial do século anterior, mas foi marcado também por vários conflitos políticos: a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa, a formação do fascismo na Itália e do nazismo na Alemanha. Na primeira metade do século ocorreu ainda a Segunda Guerra Mundial. Na sociedade, acentuaram-se as diferenças entre as classes mais ricas e as mais pobres. Foi nesse contexto histórico que se desenvolveu a arte da primeira metade do século xx. A pintura e a escultura Na pintura e na escultura desenvolveram-se tendências artísticas como a Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, o Abstracionismo, o Surrealismo e a Futurismo. Cada qual a seu modo, elas expressaram as aflições e as esperanças da época. O Expressionismo: A emoção na distorção: Observe que a figura representada parece contorcida sob o efeito de emoções como medo, aflição, incerteza. As linhas curvas do céu e da água, assim como a linha da ponte, conduzem o olhar do observador, a boca da figura, que se abre num grito perturbador. O Fauvismo Para Matisse, as figuras interessam como formas que constituem uma composição. Observe nesse quadro como as figuras humanas, o céu ao fundo e a terra formam um todo. Veja o emprego simples, mas intenso, das cores: o azul forte do céu, o verde da terra e o vermelho dos corpos. Note ainda a impressão de movimento que temos ao olhar as figuras que dançam entre o céu e a terra.
Muralismo é o tipo de arte que tem como suporte paredes e painéis permanentes. Assim, está particularmente ligado à arquitetura.
Também conhecido como pintura mural ou arte mural, o muralismo propicia uma relação de proximidade com o público. Isso acontece na medida em que suas obras são encontradas nas ruas e exploram problemas sociais, bem como temas históricos.
A arte muralista desempenha um papel social bastante forte, já que ela se aproveita da exposição pública para manifestar-se de forma crítica.
Marcando forte presença no México, onde surgiu esse movimento artístico, as primeiras manifestações do que viria a se tornar o muralismo são as pinturas rupestres.
Pode-se dizer que o Muralismo é uma arte mexicana que surgiu na primeira metade do século XX no México.
É nessa altura também que tem início a Revolução Mexicana (1910), momento histórico que inspirou os artistas a expressar seus pensamentos críticos.
Por isso, essa manifestação artística revela muito do que se vivia no México. Era um momento em que, sem dúvida, o povo carregava um sentimento forte de compromisso libertário.
Para entender a gravidade desse acontecimento, leia Revolução Mexicana.
Em 1920, após assumir o cargo de Secretário da Educação, Vasconcelos Calderon propôs a construção de murais. O objetivo era que eles retratassem a história do México e promovessem o nacionalismo.
Explicação: