• Matéria: História
  • Autor: OkikuMoku
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia estes trechos de duas letras de samba e compare-os. O mesmo compositor, Wilson Batista, para os dois sambas.
“Meu chapéu do lado,
Tamanco arrastando,
Lenço no pescoço, navalha no bolso.
Eu passo gingando, provoco e desafio:
Eu tenho orgulho em ser tão vadio.
Sei que eles falam deste meu proceder
Eu vejo quem trabalha andar no miserê.
Eu sou vadio porque tive inclinação.”
(Wilson Batista, Lenço no pescoço, 1933).

“Quem trabalha é quem tem razão.
Eu digo e não tenho medo de errar.
O Bonde São Januário leva mais um operário,
Sou eu que vou trabalhar.
Antigamente eu não tinha juízo,
Mas hoje eu penso melhor no futuro.
Graças a Deus sou feliz, vivo muito bem
A boemia não dá camisa a ninguém.”
(Wilson Batista e Ataulfo Alves, Bonde São Januário, 1940).
1. Como explicar essa diferença de ideias para as composições do mesmo autor? *
1 ponto
a) Ambas letras têm o mesmo assunto: a vida de uma pessoa comum; portanto, não há diferenças. Ambas retratam o modelo de trabalhador que o DIP desejava como modelo para o país.
b) A presença da censura do DIP. A música “Lenço no pescoço” não combina com a política de incentivo ao trabalho e de valorização do trabalhador de Getúlio Vargas; por isso, para ter suas composições liberadas pela censura, Wilson Batista teve de mudar o tema.
c) A presença da censura do DIP. A música “Bonde de São Januário” não condiz com a política trabalhista de Getúlio Vargas. O DIP recomendava que as letras das músicas incentivassem uma vida fácil.
d) A música “Bonde de São Januário” foi composta primeiro, num período de total liberdade para a população, conhecido como Governo Provisório. Já a música “Lenço do pescoço” foi composta em 1933, um período de grande repressão da censura do DIP.
"O primeiro carnaval institucionalizado do Estado Novo teve como vencedora a Estácio de Sá (Escola de Samba) que, cumprindo as regras estabelecidas pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), trouxe para as ruas um enredo de fundo histórico e nacional, repleto de referências aos heróis da monarquia brasileira. Entendido como mais uma exigência a ser cumprida para vencer a competição anual – como harmonia, adereços, bateria, etc. – aparecia o novo quesito do conhecimento histórico."
CUNHA, Maria Clementina Pereira. Folcloristas e historiadores no Brasil: pontos para um debate. In: Projeto História, São Paulo (16), fev. 1998, p. 176.
2. O trecho acima revela a influência do Estado Novo em uma das mais notáveis manifestações culturais brasileiras, o carnaval. Sobre essa política cultural do Estado Novo, apresentada no texto, por que interessava ao governo do Estado Novo inserir o conhecimento histórico como um dos quesitos de julgamento das escolas de samba? *
1 ponto
a) Mostrar que a História do Brasil caminhou no sentido de mostrar que Getúlio Vargas estava destinado a governar o Brasil e, por isso, a população deveria segui-lo e obedecê-lo.
b) Getúlio Vargas tentou impor a cultura do samba e carnaval em nossa história. Tradicionalmente, os brasileiros não gostavam nem de samba e nem de carnaval, sendo muito mais ligados ao tango como ritmo musical.
c) O DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) fez grande defesa da influência da cultura europeia no Brasil. A cultura europeia era vista como superior e seria sinal de nosso crescimento e evolução.
d) O samba e o carnaval, como elementos de consumo nacional, passaram a ter seus temas controlados pelo Estado, com o intuito de forjar uma identidade brasileira ou nacional sob controle do governo.

Respostas

respondido por: Lily2146
5

Resposta: Class 29/04

1. b) A presença da censura do DIP. A música “Lenço no pescoço” não combina com a política de incentivo ao trabalho e de valorização do trabalhador de Getúlio Vargas; por isso, para ter suas composições liberadas pela censura, Wilson Batista teve de mudar o tema.

2. d) O samba e o carnaval, como elementos de consumo nacional, passaram a ter seus temas controlados pelo Estado, com o intuito de forjar uma identidade brasileira ou nacional sob controle do governo.


Domclap: Certo !
respondido por: ruanacavalli
1

Resposta:1B    2D

Explicação:Class

Perguntas similares