Respostas
Resposta:
Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus).
A palavra vírus vem do Latim vírus que significa fluído venenoso ou toxina. Atualmente é utilizada para descrever os vírus biológicos, além de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza de forma parasitária, como ideias. O termo vírus de computador nasceu por analogia. A palavra vírion ou víron é usada para se referir a uma única partícula viral que estiver fora da célula hospedeira.
Das 1.739.600 espécies de seres vivos conhecidos, os vírus representam 3.600 espécies.
Vírus é uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (domínios bacteria e archaea).
Explicação:
Um único vírus é necessário para que descendentes sejam produzidos, de modo que o vírus se replica através de sequestro da estrutura celular, onde as organelas são utilizadas para realizar a produção dos novos vírus.
Existem ainda alguns vírus que são capazes de alocar parte de seu material genético junto ao núcleo da célula, onde ocorre uma fusão de materiais, e toda vez que a célula se multiplica o vírus tem seu genes multiplicados.
Um exemplo comum de tal processo ocorre com os retrovírus, onde a AIDS é o grande exemplo desse processo.
Aprenda mais sobre vírus: https://brainly.com.br/tarefa/24777303