Releia este trecho do texto “O baú do marujo”: – Se nenhum de vocês tem coragem – ela disse –, Jim e eu temos. Vamos voltar, pelo mesmo caminho que viemos, e pouco temos que agradecer a vocês, seus brutalhões, medrosos como galinhas. Vamos abrir aquele baú, nem que tenhamos de morrer. E lhe agradeceria por esse saco, Mrs. Crossley, para colocar o dinheiro que é nosso por lei.
a. Assinale as formas de futuro.
b. Contorne os verbos no presente do indicativo.
c. Se o texto “O baú do marujo” é uma narrativa, e a maioria dos verbos está no pretérito, por que há verbos no presente do indicativo?
d. Na última frase, qual foi a intenção da mãe de Jim ao usar o verbo agradecer no futuro do pretérito (“agradeceria”) e não no presente do indicativo (agradeço)?
Respostas
Resposta:
c)pq ele contava sobre a vida dele e estava no verbo pretérito.
d)porque ele está contando de uma coisa que já aconteceu por isso está no passado:)
a) As formas verbais de futuro são:
"vamos voltar", "vamos abrir" (presente com sentido de futuro) e "agradeceria" (futuro do pretérito do indicativo).
b) Os verbos no presente do indicativo são:
"tem", "temos", "tenhamos", "é".
c) Os verbos no presente do indicativo ocorrem nas falas da personagem, em que ela se refere a ações que ocorrem no momento de sua fala ou se refere a verdades ou faz descrições.
Não ocorrem em trechos narrativos, que se referem a eventos já ocorridos.
d) Ao usar o verbo agradecer no futuro do pretérito ("agradeceria"), a intenção da mãe de Jim era indicar uma possibilidade, algo que poderia acontecer, caso Mrs. Crossley lhe desse o saco.