Os cuidados com pés são imprescindíveis em todo paciente com diabetes mellitus e consistem em medidas simples, mas que devem ser feitas rotineiramente. Assinale a alternativa INCORRETA em relação a estes cuidados:
(A)os pés todos os dias, observar se há bolhas, rachaduras, calos, cortes entre os dedos ou na planta dos pés, se não há mudanças na cor A pele se torna mais seca e descamativa, menos espessa e vascularizada, reduzindo a sua elasticidade e quantidade de gordura.
(B)Evitar água quente. Secar bem os pés, inclusive entre os dedos; usar hidratante no dorso e planta dos pés. Não usar entre os dedos.
(C)Antes de calçar os sapatos, verificar se não há algo dentro deles que possa machucar os pés; não andar descalço, principalmente sobre areia quente da praia ou asfalto.
(D)O próprio cuidador deve retirar todos os calos ou verrugas que aparecerem no pé do idoso.
Em relação à hipertensão e diabetes mellitus no idoso, assinale a alternativa INCORRETA:
(A)Recomendam-se 2 ou mais medidas da pressão arterial, em circunstâncias diferentes, realizadas de forma adequada para a confirmação do diagnóstico da HAS. A meta em idosos é a redução da PAS a valores menores de 150 mmHg e a diastólica, os estudos sugeriram que os grupos de idosos com redução abaixo de 70 mmHg apresentaram pior evolução.
(B)No diabetes mellitus, a complicação mais frequente é o “pé diabético”, geralmente começa como uma ferida ou úlcera nos pés de difícil cicatrização, podendo levar a gangrena e amputação dos pés e/ou pernas.
(C)Diminuir o consumo de sal de cozinha, gordura, açúcares, alimentos embutidos, enlatados e defumados. Moderar o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes e controlar o peso corporal.
(D)A hipoglicemia ou “alta glicose no sangue” é a complicação mais temida no idoso diabético. Os níveis de glicemia estão abaixo de 60 mg/dL e são associados a sintomas como tremores, sudorese (suor excessivo), confusão mental, fraqueza e perda da consciência. Se não tratada rapidamente, o paciente pode apresentar convulsões, coma e óbito.
O acidente vascular cerebral é a principal causa de incapacidade funcional e de mortalidade nos idosos. Assinale a alternativa INCORRETA:
(A)É resultado da obstrução arterial secundária à aterosclerose dos vasos intracerebrais, levando à isquemia e morte de células neuronais (infarto) de determinadas área do cérebro.
(B)O cuidador deve ficar atento aos primeiros sinais e sintomas de AVC:, tais como: alteração da consciência, dor de cabeça intensa e de início súbito, fala incoerente ou dificuldade para compreender orientações e responder perguntas, falta de coordenação, fraqueza, paralisia ou perda de sensibilidade de um ou mais membros (geralmente afeta metade do corpo), falta de equilíbrio ao andar, mal-estar, náuseas e vômitos.
(C)Por causa das sequelas, é importante que o idoso fique mais quieto, mais tempo na cama, nas participar das reuniões familiares.
(D)As principais sequelas do AVC são a demência vascular, a instabilidade postural, a hemiplegia ou hemiparesia de membros inferiores e/ou superiores, apraxia da marcha, bexiga neurogênica, entre outras.
ALGUEM SABE A RESPOSTA CORRETA?
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
O próprio cuidador deve retirar todos os calos ou verrugas que aparecerem no pé do idoso.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás