A Revolução Constitucionalista foi um movimento iniciado pelos paulistas contra a nomeação do tenente João Alberto e a favor da realização de eleições e de uma mudança constitucional. Também eram contrários ao presidente Vargas. A imagem a seguir trata-se de um cartaz das tropas de São Paulo durante a Revolução Constitucionalista de 1932. *
Imagem sem legenda
a) A sigla MMDC (significa Movimento Militar Democrático Cristão) que foi encabeçado por lideranças da Igreja Católica e por militares (a maioria tenentes) e está pedindo para São Paulo desistir da guerra e aceitar o governo de Vargas.
b) Está convocando os paulistas a participar das lutas da Revolução Constitucionalista. A sigla MMDC se refere aos quatro estudantes que morreram num protesto contra o governo federal em 23 de abril de 1932: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC).
c) Está defendendo o governo de Getúlio Vargas durante a Revolução Constitucionalista. O cartaz conclama a população paulista para que desista da resistência, seja consciente e apoie o governo de Getúlio Vargas.
d) Está ordenando que as pessoas não saiam de casa devido ao perigo dos confrontos após a morte de quatro estudantes (MMDC). No cartaz “você tem um dever a cumprir” refere-se ao isolamento social. Era dever do paulistano manter-se isolado para não ser mais uma vítima dos confrontos com a polícia.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Explicação:
Está convocando os paulistas a participarem da Revolução Constitucionalista e MMDC é a sigla com as iniciais dos quatro estudantes mortos.
Anexos:
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás