• Matéria: Física
  • Autor: JaumSantos
  • Perguntado 4 anos atrás

URGENTE

O Fenômeno da difração de ondas é a propriedade que a onda tem de contornar um obstáculo ou fenda, atingindo outra região que ela não atingiria se sua propagação fosse retilínea. No caso da difração, é correto afirmar que as ondas difratadas: 

A)mantêm apenas as mesmas características de velocidade e comprimento de onda.

B) têm alteradas as características de frequência, velocidade e comprimento de onda.

C) têm alteradas apenas as características de período e frequência.

D)têm alterada somente a intensidade.

E) mantêm as mesmas características de período, frequência, velocidade e comprimento de onda​

Respostas

respondido por: arthurhenrique27098
2

Resposta:  b)  têm alteradas as características de frequência, velocidade e comprimento de onda.

Explicação:A difração é um fenômeno físico que ocorre qualquer tipo de onda, como, por em exemplo, com as ondas sonoras e com os raios de luz, e que pode ser entendido como sendo o desvio da trajetória retilínea da luz após ela passar pela aresta de um objeto. Esse fenômeno acontece quando parte da frente de onda encontra um obstáculo ou barreira. Podemos definir esse fenômeno da seguinte forma:

A difração é a propriedade que as ondas têm de contornar obstáculos ou passar por um orifício quando são parcialmente interrompidas por ele.

Essa propriedade dos movimentos ondulatórios foi estudada no ano de 1803, pelo médico, físico e cientista inglês Thomas Young, o qual se tornou muito famoso por ter conseguido obter interferência com a luz. Durante um experimento, Young demonstrou que a luz é um movimento ondulatório e que também sofre difração ao passar por um pequeno orifício. De modo, a provar que a difração também acontecia com a luz, Thomas fez com que feixes de luz passassem por uma pequena e estreita abertura e com um anteparo localizado do outro lado ele viu que não aparecia somente uma linha reta, mas um conjunto de várias faixas com diferentes intensidades. Dessa forma, ele acabou por mostrar que a luz, assim como os outros fenômenos ondulatórios, sofria o fenômeno da difração.

Imagine a seguinte situação exemplo: duas pessoas separadas por uma parede. Sabendo que a difração ocorre com os fenômenos ondulatórios podemos prever que é possível as duas pessoas dialogarem perfeitamente, pois as ondas sonoras contornam o obstáculo e chegam aos ouvidos da outra pessoa.

 

espero ter ajudado tenha otimos estudos e um otimo dia


JaumSantos: Muito obrigado irmão
Perguntas similares