• Matéria: Artes
  • Autor: cristinafernandes181
  • Perguntado 4 anos atrás

Explique a evolução da arte urbana desde a pichação até o grafite justifique-se​

Respostas

respondido por: Thorffin
0

Resposta:

A Arte Urbana abrange todos os exemplos de manifestações artísticas tais como grafites, pinturas, intervenções e apresentações desenvolvidas no espaço urbano, que se diferem das atitudes de vandalismo.  

A preferência pelo espaço público para fazer a demonstração da Arte Urbana tem como objetivo causar impacto nos espectadores, além de transmitir uma mensagem revolucionária, que critica a sociedade com ironia. Normalmente, esse tipo de arte descreve o trabalho de pessoas que desenvolvem um estilo de expressão artística através do uso de diferentes técnicas alternativas como pôsteres, adesivos, moldes, murais, spray e outros.  

Esse estilo de arte não costuma seguir um padrão estético pré-definido, pois cada artista possui um propósito individual que estimula a sua criatividade.

Explicação:

Grafite e pichação, apesar de parecerem a mesma coisa, são diferentes.  

Na pichação são escritas frases ou somente palavras, por grupos que deixam a sua assinatura no local. É considerada um ato de vandalismo, pois na grande maioria das vezes é feita em áreas particulares, sem a permissão do proprietário. Geralmente as pichações possuem conotação política ou social.

No grafite a arte é representada por desenhos mais elaborados, que exigem uma técnica maior. Por conta da sua estética, são melhores vistos pela sociedade. Atualmente, o grafite é até considerado como um ramo das artes visuais. Ao contrário das pichações, os grafites são até encomendados pelos proprietários para compor os seus estabelecimentos.  

O grafite pode ser feito ainda de duas formas:  

- Spray art: onde o artista faz o uso do spray, fazendo palavras curtas e simples.

- Stencil art: a obra é feita a partir de um cartão, que tem as formas recortadas. Ele é colocado no local onde o spray deve ser passado.

Perguntas similares