Respostas
Resposta:
O Humanismo surgiu e se desenvolveu na passagem da Idade Média para o Renascimento. Nesse momento, ocorreu o surgimento da burguesia (classe social composta por ricos comerciantes e banqueiros). Logo, o Humanismo esteve relacionado diretamente com os anseios dos burgueses.
- O pensamento humanista teve grande influência na Literatura, Artes Plásticas, Ciências, Filosofia, Teatro, Arquitetura e outros aspectos e áreas da cultura dos séculos XV e XVI.
- Uma das principais características do Humanismo foi a valorização do ser humano. Neste sentido, o Humanismo foi antropocêntrico (homem no centro) em oposição ao teocentrismo (Deus como centro) medieval.
- Houve uma significativa diminuição do poder da Igreja Católica (em comparação com a Idade Média) e, por consequência, dos dogmas (verdades) católicos.
-valorização dos sentimentos humanos (tristeza, felicidade, amor, raiva, etc.).
- Principalmente no campo da Filosofia, o Humanismo proporcionou um ambiente voltado para debates e existência de ideias contrárias (antagônicas). O relativismo também apareceu nesse contexto.
- Nas áreas das Ciências Naturais e Exatas, o Humanismo se caracterizou pela valorização dos métodos científicos, do pensamento racional e da formulação de princípios baseados no real. Tudo isso, em contraposição aos princípios e dogmas católicos, baseados na Bíblia e nas doutrinas religiosas, que existiam na Idade Média e eram monopolizadas pela Igreja.
-Dante Alighieri (1265-1321)
Principais obras: Divina Comédia e Vida Nova.
-Francisco Petrarca (1304-1374)
Principais obras: escreveu diversas epístolas e poemas. Destaque para a coleção de poemas Il Canzoniere.
-Giovanni Bocaccio (1313-1375)
Principais obras: Canção Bucólica e Decamerão.
-Nicolau Maquiavel (1469-1527)
Principal obra: O Príncipe
Thomas Morus, também conhecido como Thomas More (1478-1535)
Principal obra: Utopia (1516)
Principais características de sua obra: defendeu a ideia de que não pode haver respeito ao bem comum, numa sociedade em que existe a propriedade privada.
Erasmo de Roterdã (1466-1536)
Principal obra: Elogio da Loucura
Principais características de sua obra: teve grande atuação na área da educação. Defendeu os ideais cristãos, fazendo uma crítica aos desvios (patrocinados pela Igreja Católica) dos verdadeiros valores religiosos do cristianismo.
Michel de Montaigne (1533-1592)
Principal obra: Ensaios (1580)
Principais características de sua obra: análise de costumes, opiniões e dogmas do período que viveu. Fez críticas ao ensino baseado na decoração, propondo um sistema baseado na experiência e na prática.