• Matéria: História
  • Autor: jordanapeixoto
  • Perguntado 9 anos atrás

Compare o império Carolíngio ao império romano

Respostas

respondido por: MariaMagna
6
O Estado carolíngio apesar de também ter um caráter depredados, ou seja, ser adepto da pilhagem como o império romano, teria sido o primeiro estado medieval por sua maior eficiência. Calos Magno contribui para formação do estado, uma construção ideológica de uma monarquia cristã. Carlos era de uma só vez REX ET SACERDOS (rei e sacerdote). O inicio desse império deve ser buscado em 751, quando com ascensão e o apoio do papa, o filho de Carlos Martel - Pepino o Breve proclamou-se rei e fundou a nova dinastia carolíngio. Em 800, Carlos Magno, filho de Pepino, seria o novo imperador. A expansão e autoridade de Carlos Magno, o território estava dividido em centenas de condados cada um dirigido por um conde. Esses condes eram fiscalizados pelos enviados pessoais de Carlos Cagno os MISSI DOMINICI (condes e bispoos).
A fragmentação do império carolíngio deu-se em 843, esse império se fragmentou devido ao tratado de Verdum, assinado entre três netos de Carlos Magno, Os principais reinos que daí surgiriam foram França, Itália e Alemanha. A partir dai o Império carolíngio se desfez.
respondido por: Luanferrao
38
A - O Império Carolíngio surgiu após as sucessivas vitórias em guerras comandadas por Carlos Magno, que futuramente seria o maior imperador da Alta Idade Média.
O Império Romano também surgiu após sucessivas batalhas, dando fim a república, após a vitória de Otávio Augusto, sobrinho do famoso Júlio César. Otávio passou a ser o primeiro imperador de Roma, levando o Império ao ápice.

B - O Império Carolíngio durou menos que 100 anos, pois após a morte de Carlos Magno, o Império foi dividido entre seus herdeiros. Em relação a extensão, pegou a região da atual França, e parte da atual Alemanha, Itália, Espanha.
O Império Romano durou bem mais, cerca de 500 anos, e em relação a extensão, foi gigantesco, pegando territórios da Europa, África e Ásia.

C - Os carolíngios tinham muita proximidade com a igreja, pois eram cristãos, tanto que em 800 d.C., Carlos Magno foi coroado imperador em pleno 25 de dezembro.
Já os romanos eram pagãos, perseguiam e matavam os cristãos na maioria das vezes, porém, já no fim do império, foi se tornando cristão.

leonoraparanhos: vlw, so poderia tentar resumir um pouco nas proximas respostas ;P
Luanferrao: já está resumido rsrs, mas ok, acabo me empolgando e falando demais :P
Perguntas similares