(FUVEST) Intemperismo é o nome que se dá ao conjunto de processos que modificam as rochas, fragmentando-as (intemperismo físico) ou alterando-as (intemperismo químico). O predomínio de um tipo em relação a outro, nas diversas regiões da Terra, vai depender das temperaturas, combinadas ao volume das precipitações e do estado físico da água.
Observando o mapa, é correto afirmar que nas regiões A, B e C, há predomínio, respectivamente, do intemperismo:
a) químico; físico; químico
b) físico; químico; químico
c) químico; químico; físico
d) físico; físico; químico
e) químico; físico; físico
(a alternativa correta é a D, porém na minha concepção seria a E. Alguém pode me explicar o por quê seria a D?)
Respostas
Resposta:
pois pega coisas físicas exemplo areia e químico exemplo radiação
O predomínio dos tipos de intemperismo presente nas áreas indicadas na figura são A, B e C são: “Físico, físico e químico” (alternativa d).
O intemperismo físico é aquele que ocorre a fragmentação da rocha sem ocorrer ncessariamente alteração química em sua estrutura.
O intemperismo químico ocorre através da presença de água, onde os sais das rochas são solubilizados, o que torna a estrutura da rocha mais suscetível à fragmentação.
Como ocorre o predomínio do intemperismo físico e químico nas regiões indicadas no mapa
A região localizada em A está próxima às áreas polares. Nessas áreas, a água pode penetrar nas fraturas das rochas e quando congela se expande, causando a fragmentação das rochas.
Dessa maneira, o gelo realiza o trabalho de intemperismo físico em que promove a quebra das rochas em partes menores sem interferir na sua composição química.
A figura B está localizada próximo às áreas desérticas do continente africano, onde está localizado o deserto do Saara.
O intemperismo físico na região ocorre devido à grande diferença de temperatura diária (amplitude térmica), onde algumas regiões podem apresentar temperaturas muito elevadas durante o dia e muito baixas durante a noite.
Essa diferença de temperatura faz com que as rochas se expandam durante o dia e se contraiam durante a noite, o que com o passar do tempo geológico, faz com que as rochas comecem a se fragmentar mecanicamente.
A região C é uma área de grande umidade, localizada próximo à Linha do Equador, onde há a presença de grande calor e altos índices de chuvas.
A disponibilidade de água presente na região, contribui para que haja o predomínio do intemperismo químico, que promove a solubilização dos minerais das rochas, fazendo que que as rochas se tornem mais quebradiças e se fragmentem.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre em os tipos de intemperismo em: https://brainly.com.br/tarefa/18777053
#SPJ2