Respostas
Resposta: Nobreza, Clero
bônus: Servos.
Explicação: NOBRES: A nobreza era proprietária de terras e recebia o nome de senhores feudais.
Estes aplicavam as leis, concediam privilégios, comercializavam com os vizinhos, administravam a justiça, declaravam a guerra e faziam a paz.
No topo da nobreza estava o rei, que concentrava pouco poder político, pois este era dividido entre o monarca e os senhores feudais.
CLEROS: A Igreja se tornou a mais poderosa instituição feudal, pois era proprietária de vastas extensões de terra, além de influenciar as relações sociais.
Além disso, os mosteiros medievais foram responsáveis pela conservação de manuscritos sobre literatura, filosofia e ciência, apoiavam os viajantes e acolhiam os doentes.
bônus: O trabalho estava fundamentado na servidão, com os camponeses presos à terra e subordinados a uma série de obrigações desde impostos e serviços.
Por outro lado, os senhores feudais deveriam protegê-los em caso de ataques.
Além dos servos havia outros trabalhadores como:
Vilões: homens livres que moravam na vila, mas podiam prestar serviços ao senhor feudal e tinham permissão para trocar de propriedade;
Ministeriais: ocupavam a administração da propriedade feudal e podiam ascender socialmente, chegando à condição membros da pequena nobreza.
Escravos: em geral eram empregados no serviço doméstico.
Nesta época era comum os cristãos escravizarem muçulmanos e vice-versa.
As condições de vida nos domínios feudais eram rudes e mesmo a nobreza não vivia luxuosamente.
vida dos servos era miserável em todos os sentidos.
Os servos e mesmo os senhores feudais não sabiam nem ler nem escrever, porém o clero era o único estamento social que tinha acesso ao estudo.