Respostas
Resposta:
Alternativa “b”. O IMC (Índice de Massa Corporal) é o parâmetro utilizado pela maioria das pessoas para verificar se existe um acúmulo excessivo de gordura no organismo. Pessoas com IMC superior a 30 são consideradas obesas. Vale destacar, no entanto, que esse índice tem caído em desuso por avaliar apenas o peso em relação à altura, não considerando, por exemplo, se o aumento do peso é decorrente da grande quantidade de massa muscular.
Explicação:
Podemos definir a obesidade como uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que traz prejuízos à saúde da pessoa. Dados recentes mostram que o excesso de peso representa um importante problema de saúde pública. No Brasil, cerca de 40% das pessoas apresentam algum grau de excesso de peso e 5 milhões são obesos mórbidos.
As doenças metabólicas mais frequentemente associadas à obesidade são o diabetes mellitus tipo 2 e a dislipidemia (colesterol e triglicérides aumentados).
A cirurgia para redução do peso tem um efeito muito benéfico sobre essas comorbidades. Por promover o emagrecimento e também a melhora do metabolismo, passou a ser denominada de cirurgia bariátrica e metabólica.