Respostas
Resposta:
O Racionalismo é uma corrente filosófica que traz como argumento a noção de que a razão é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro conhecimento por completo.
O filósofo, físico e matemático René Descartes foi um dos principais difusores dos pensamentos ligados a essa teoria. Ele defende que é preciso duvidar de todo conhecimento adquirido para conseguir alcançar a razão absoluta.
No Racionalismo acredita-se que a razão é o centro do conhecimento. Os filósofos que representam essa corrente argumentam que a mente do ser humano é responsável pela percepção e organização das informações já existentes.
Os racionalistas defendem que além de organizar, a mente também armazena e atribui significado às informações que já foram adquiridas. É também tese do racionalismo a ideia de que os conhecimentos de propriedade dos seres humanos são parte de uma dedução lógica, somada a argumentação e análise de informações.
Essas informações analisadas são geradas pelos sentidos e precisam ser compreendidas por um sistema racional para que a mente possa acessar outros conhecimentos. Descartes traz a noção de que uma boa parte da ideia que temos são inatas. Elas já estão presentes na nossa mente, desde o nosso nascimento.
Além de Descartes, Baruch Spinoza e Wihelm Leibniz também foram importantes filósofos que ajudaram na propagação dessa corrente.
O Empirismo é a corrente filosófica oposta ao Racionalismo. Os empiristas acreditam que os conhecimentos dos seres humanos surgem das experiências vividas ao longo do tempo.
Explicação:
Espero ter ajudado!!! Boa tarde!!!
bons estudos!