(ENEM 2016) As sacolas plásticas são utilizadas em grande quantidade no Brasil por serem práticas, leves e de baixo custo. Porém, o tempo necessário para que sofram degradação nas condições do meio é de, no mínimo, 100 anos. Com o intuito de reduzir o impacto ambiental desses produtos, as sacolas biodegradáveis foram introduzidas no mercado. Essas sacolas são confeccionadas de um material polimérico que confere a elas uma característica que as torna biodegradáveis. Qual é essa característica?
Respostas
Resposta: Baixa resistência ao ataque por microrganismos em condições adequadas.
Explicação: A maioria dos polímeros plásticos são constituídos de materiais não biodegradáveis, ou seja, esses materiais são resistentes à ação de micro-organismos decompositores. A principal consequência desse fato é o acúmulo desses materiais em diversos ambientes terrestres e aquáticos, causandos sérios danos à saúde. O desenvolvimento de um polímero plástico biodegradável, isto é, de baixa resistência ao ataque de micro-organismos em condições adequadas, traz diversos benefícios ao meio ambiente.
Sobre as características do material polimérico das sacolas biodegradáveis, é correto o que se afirma em: Alternativa B:
- Baixa resistência ao ataque por microrganismos em condições adequadas.
As sacolas plástica biodegradáveis são projetadas para que, a ação de organismos vivos, utilizem elas como fonte de carbono e, portanto, consumam o plástico.
Algumas dessas sacolas são de base biológica, ou seja, feitos com matérias-primas orgânicas de fontes renováveis, como banana, mandioca, celulose e leguminosas.
Assim, o polímero plástico biodegradável, possui baixa resistência ao ataque de micro-organismos em condições adequadas, gerando muitos benefícios ao meio ambiente.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/4348187