Respostas
Resposta:
O limite do etanol é um grande problema para os higienistas ocupacionais, porque segundo a NR-15 ele segue uma base e segundo a ACGIH ele segue outra. Mas qual é a prevenção mais adequada? Eu, Leandro Magalhães ,vou te ajudar a entender sobre esse limite destrinchando a documentação base do TLV da ACGIH, e você vai compreender todos esses mistérios de uma vez por todas.
Acompanhe o artigo!
Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!
Todas as terças-feiras às 19h temos nossas lives sobre o que há de mais novo e mais moderno em Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo e convidados especiais. Aproveite e se inscreva para a nossa live da próxima semana, clique aqui e garanta a sua vaga!
Explicação:
O etanol (CH3CH2OH ou C2H6O), é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução de acetaldeído, encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, e na indústria de perfumaria.
No Brasil, esse composto orgânico está presente em vários ramos da indústria, desde a produção dos combustíveis, passando pela indústria da transformação, que trabalha com reações químicas para gerar algum polímero, até a produção de solvente.
Umas das confusões mais comuns é denominar a substância apenas de álcool, isso não quer dizer nada para nós do laboratório e nem para o seu trabalho como Higienista em campo. O álcool é a função OH ligado a uma cadeia carbono.
São vários tipos de álcoois, por isso a necessidade de entender e saber com qual estamos lidando. É preciso definir qual é o álcool presente na exposição.
A forma de coleta do Etanol está relacionada ao limite, existem dois limites distintos na NR 15 e na ACGIH que se atualizam constantemente, mas a forma de coleta é totalmente diferente. É muito importante abordar esse agente, e é preciso como coletá-lo para cada um dos tipos de coleta.
Segundo a NR 9, para se fazer um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, na ausência dos limites na NR 15, deve ser utilizada a ACGIH. No caso do etanol, ele está na NR 15 e tem um problema grande, há uma nomenclatura errada e os limites que estão desatualizados.