• Matéria: História
  • Autor: oiioiajuda
  • Perguntado 4 anos atrás

- A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, foi o resultado de um longo processo de crise da monarquia no Brasil. O regime monárquico começou a entrar em decadência logo após o fim da Guerra do Paraguai, em 1870, o que resultou da incapacidade da monarquia de atender aos interesses e as demandas da sociedade brasileira." ****** Com base no texto, marque a alternativa que *NÃO* apresenta uma razão que explica a queda da monarquia no Brasil.

a) Aproveitando a força da vitória na Guerra do Paraguai, os militares quiseram participar efetivamente da política brasileira, mas Dom Pedro II, utilizando o Poder Moderador, impediu essa participação.

b) Procurando seguir as normas vindas do Vaticano no final do século XIX de combate à maçonaria, vários bispos proibiram a participação de maçons em qualquer ordem religiosa. Ao mandar prender os bispos que decidiram cumprir à risca tal medida, a questão religiosa provocou o rompimento entre o imperador e o catolicismo.

c) Outra questão determinante para o fim do Império e a consequente Proclamação da República foi o fim da escravidão em 13 de maio de 1888. A abolição aconteceu sem nenhum pagamento de indenização. Com isso, os fazendeiros romperam com Dom Pedro II e se aproximaram do movimento republicano.

d) D. Pedro II viu na república uma oportunidade de torna-se o primeiro presidente do Brasil, com isso ele apoia o golpe contra a república e proclama a república do Brasil em 15 de novembro de 1889.

Respostas

respondido por: isadorabismarck0
2

Resposta:

D

Explicação:


oiioiajuda: tá certo?
oiioiajuda: d) se tiver, obrigado
Perguntas similares