Respostas
Resposta:
No dia 21 de abril de 1945, os primeiros batalhões soviéticos chegaram à periferia nordeste de Berlim. Pouco depois, a artilharia abriu fogo contra os prédios do governo. Outras tropas avançavam do sudeste. Em 23 de abril, os bondes pararam de circular. No dia seguinte, a capital recebeu um novo comandante militar, Helmuth Weidling. "Berlim não dispunha sequer de uma unidade regular, à exceção do regimento Grande Alemanha e de uma brigada da SS, que protegia a chancelaria imperial", contou um general em seu livro de memórias.
Segundo ele, a capital alemã dispunha de munição e mantimentos para 30 dias. Mas, como os depósitos estavam situados na periferia, o abastecimento tornou-se cada vez mais difícil à medida que as tropas russas fechavam o cerco. "Nos dois últimos dias de combates, não tínhamos mais alimentos nem munição", escreveu o general. No dia 25 de abril de 1945, fechou-se o cerco. A "guerra total", anunciada dois anos antes por Goebbels no Palácio dos Esportes, chegara a Berlim.
Enquanto as tropas soviéticas avançavam rapidamente, os nazistas faziam uma operação pente fino e enforcavam supostos desertores nos postes de luz da cidade. Jovens de dez anos de idade eram obrigados a enfrentar tanques do Exército Vermelho, escondidos atrás de caminhões de mudança transformados em carros de combate. No dia 25 de abril, soldados soviéticos e americanos encontraram-se em Torgau, às margens do Rio Elba, para demonstrar ao mundo que o império de Hitler estava derrotado, e que os Aliados haviam vencido.