• Matéria: História
  • Autor: jhenifer8046
  • Perguntado 4 anos atrás

A Revolução Francesa, segundo o historiador Holland Rose, foi “a série de acontecimentos mais terrível e momentosa em toda a história (…) … o ponto de partida real para a história do século XIX; pois esse grande levante afetou profundamente a vida política e, mais ainda, a vida social do continente europeu”. HOBSBAWM, Eric. Ecos da Marselhesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 20. Julgue os itens seguintes, colocando (C) para as certas e (E) para as erradas. 


A Revolução Francesa provocou profundas mudanças em seu país, mas foi um episódio de alcance apenas regional, pois nos demais países e continentes apenas conseguiu difundir vagas ideias sobre igualdade e fraternidade.

O drama da Revolução Francesa, para os chamados liberais moderados, pode ser resumido nos seguintes termos: sem a multidão não haveria a nova ordem (o apoio do povo era essencial contra a aristocracia, o antigo regime e a contrarrevolução); com ela, viria o risco da revolução social, o que pareceu tornar-se realidade por um breve período em 1793-1794, o da República Jacobina.

Tanto os girondinos como os jacobinos queriam radicalizar a Revolução, questionavam a existência da propriedade privada e, inspirados em Rosseau, desejavam implantar uma democracia popular.

O golpe de Estado de 18 de Brumário, encabeçado por Napoleão, foi apoiado pela burguesia conservadora. Para essa burguesia a questão era apoiar o golpe ou deixar que a Revolução continuasse.

Houve vários momentos dentro da Revolução Francesa. Destes, duas vertentes distintas podem ser identificadas: uma em 1789 e outra em 1793. A primeira inspirou-se na autoridade, na hierarquia das classes e na liberdade perante a lei. A segunda aprofunda a Revolução e volta-se mais para a igualdade.

Respostas

respondido por: Respondoatodos14
2

Resposta:  x ) O drama da Revolução Francesa, para os chamados liberais moderados, pode ser resumido  nos seguintes termos: sem a multidão não haveria a nova ordem (o apoio do povo era essencial  contra a aristocracia, o antigo regime e a contrarrevolução); com ela, viria o risco da revolução  social, o que pareceu tornar-se realidade por um breve período em 1793-1794, o da República  Jacobina.

( x ) Tanto os girondinos como os jacobinos queriam radicalizar a Revolução, questionavam a  existência da propriedade privada e, inspirados em Rousseau, desejavam implantar uma  democracia popular

Explicação:

Perguntas similares