1. Leia o texto abaixo para assinalar a alternativa correta abaixo
Doce bem salgado Em restaurantes finos, sobremesas comuns têm preço de prato principal. Foram-se os tempos em que quem pagava a conta no restaurante se preocupava apenas com o preço do prato principal e da bebida. Agora, em casas elegantes do Rio de Janeiro e de São Paulo, os doces podem ser a parte mais salgada da notinha. E não se está falando, necessariamente, de sobremesas sofisticadas ou criações originais dos chefs. Uma torta de morango do Massimo, em São Paulo, abocanha 17 reais do cliente. Só para fazer uma comparação que os donos de restaurante detestam: com esse dinheiro é possível comprar onze caixas da fruta, com 330 moranguinhos. Ou um filé com fritas num restaurante médio. No Le Champs Elisées, no Rio, uma torta de maçã sai por 15 reais, mesmo preço da torta de figo do Le Saint Honoré. “Nossos doces são elaborados e não estão na geladeira há dois dias, como os de outros lugares”, justifica o chef Alain Raymond, do Champs Elisées. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2010.
1. No trecho “... OS DOCES PODEM SER A PARTE MAIS SALGADA DA NOTINHA.” A expressão em destaque foi utilizada no intuito de: *
3 pontos
(A) comparar os restaurantes.
(B) contradizer os chefs.
(C) dar clareza ao texto.
(D) enfatizar a ideia anterior.
(E) ironizar o preço dos doces
2. Leia o fragmento do poema de Gregório de Matos Guerra: “ Em tristes sombras morre a formosura,em contínuas tristezas a alegria”
Nos versos citados acima, Gregório de Matos empregou uma figura de linguagem que consiste em aproximar termos de significados opostos, como “tristezas” e “alegria”.
2. Assinale a alternativa correta que traz o nome da figura de linguagem usada acima. *
3 pontos
(a) metáfora
(b) aliteração
(c) eufemismo
(d) antítese
(e) sinédoque
3. Leia o texto abaixo para responder o que se pede na questão 3 que segue:
Como opera a máfia que transformou o Brasil num dos campeões da fraude de medicamentos
É um dos piores crimes que se podem cometer. As vítimas são homens, mulheres e crianças doentes — presas fáceis, capturadas na esperança de recuperar a saúde perdida. A máfia dos medicamentos falsos é mais cruel do que as quadrilhas de narcotraficantes. Quando alguém decide cheirar cocaína, tem absoluta consciência do que coloca no corpo adentro. Às vítimas dos que falsificam remédios não é dada oportunidade de escolha. Para o doente, o remédio é compulsório. Ou ele toma o que o médico lhe receitou ou passará a correr risco de piorar ou até morrer. Nunca como hoje os brasileiros entraram numa farmácia com tanta reserva.
PASTORE, Karina. O Paraíso dos Remédios Falsificados. Veja, nº 27. São Paulo: Abril, 8 jul. 1998, p. 40-41.
3. Segundo a autora, “um dos piores crimes que se podem cometer” é: *
4 pontos
(A) a venda de narcóticos.
(B) a falsificação dos remédios.
(C) a receita de remédios falsos.
(D) a venda abusiva de remédios.
4. Sonhando Na praia deserta que a lua branqueia. Que mimo! Que rosa! Que filha de Deus! Tão pálida – ao vê-la meu ser devaneia. Sufoco nos lábios os hálitos meus Não corras na areia, Não corras assim!donzela, aonde vais?Tem pena de mim! (Álvares de Azevedo)
Com base no poema acima responda corretamente abaixo
4. Algumas marcas de linguagem permitem identificar a quem o poeta se dirige. Quem é? *
3 pontos
a praia
a lua
a donzela
ao leitor
ele mesmo
5. Leia o texto abaixo e responda a questão que segue
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência.
O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).
5. Segundo o texto "O problema ecológico" o cientista americano está preocupado com: *
3 pontos
a vida neste planeta.
o que pensam os extraterrestres.
a qualidade do espaço aéreo.
seu prestígio no mundo.
6. Observe o cartum abaixo
6. Observe o cartum acima e compare com o texto 5. Escreva o que eles têm em comum. Discorra sobre ambos. *
5 pontos
Respostas
respondido por:
2
Resposta: 1) LETRA E 2) LETRA B 3 ) LETRA A 4) AO LEITOR 5 ) A VIDA NESTE PLANETA 6 )CARTUM E UM DESENHO HOMORISTA ANIMADO OU NAO QUE TEM COMO CARACTERISTICA A CRITICA DE MANEIRA BREVE.
EXPLICACAO :ESPERO TER AJUDADO
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás