• Matéria: Filosofia
  • Autor: alinejesus1808
  • Perguntado 4 anos atrás

Texto 2 do caderno de apoio – Da liberdade de crença ao fanatismo que ameaça as liberdades[...] Os Estados modernos criaram mecanismos políticos para assegurar as liberdades individuais, incluindo a religiosa. Os princípios da tolerância e laicidade foram conquistados em diferentes instantes e processos históricos.A autonomia da esfera privada, que marca as questões de fé, e, ao mesmo tempo, a ampliação das ações públicas que, por exemplo, limitariam o poder das religiões em temas como educação, saúde pública ou temas culturais, armaram um histórico de contínuas tensões. No cerne do Estado moderno está a tensão entre a autonomia das escolhas e a condução dos destinos coletivos. Após a leitura, analise o texto acima e assinale a alternativa correta: *
De acordo com o autor, o problema da tensão é devido a todos comungarem da mesma fe´.
O fanatismo religioso é fruto da autoridade laica presente no Estado
A liberdade religiosa foi uma conquista dos homens ao longo da história.
Não existem tensões sobre a liberdade religiosa por conta dos principios constitucionais da tolerãncia.h

Respostas

respondido por: winederrn
2

A alternativa correta é: C) A liberdade religiosa foi uma conquista dos homens ao longo da história.

Isso ocorre porque o texto deixa claro que a liberdade religiosa foi uma conquista de toda a população mundial. Isso fica claro a partir da leitura do seguinte trecho:

"Os Estados modernos criaram mecanismos políticos para assegurar as liberdades individuais, incluindo a religiosa".

Nessa dimensão da realidade, o Estado laico é essencial para que o cidadão possa exercer o seu direito de consciência e de crença e, consequentemente, escolher uma determinada religião.

Por fim, vale destacar que o mecanismo político usado pelo Estado para assegurar a liberdade religiosa é conhecido como Carta Magna ou Constituição Federal (que contém direitos e deveres individuais e coletivos).

Mantenha-se focado em seus estudos!

Perguntas similares