Respostas
Resposta:
Há séculos cientistas discutem como as Américas foram povoadas. Diferentes técnicas, desde a datação de carbono ao estudo das medidas de crânios, tentaram desvendar o mistério dos primeiros americanos. Os resultados geraram debates científicos acalorados e trouxeram poucas respostas conclusivas. Agora, novas tecnologias de extração de DNA antigo prometem elucidar algumas das questões que rondam a ocupação do nosso continente.
Dois artigos publicados nesta quinta-feira (8/11) conseguiram, pela primeira vez, extrair DNA de fósseis humanos de mais de 10 mil anos encontrados na América do Sul. Combinadas, as pesquisas analisaram os restos mortais de 64 indivíduos e os resultados revelam que os americanos descendem, em grande parte, de uma única migração que atravessou o estreito de Bering há cerca de 20 mil anos. Essa primeira leva se dividiu em dois grupos há 15,7 mil anos e ocupou, em uma velocidade impensada antes desses estudos, toda a América, desde o norte do continente até as regiões mais extremas da América do Sul.
As pesquisas também trazem informações novas e surpreendentes sobre o povo de Luzia. As análises revelaram que os antigos habitantes da região da Lagoa Santa (MG), onde foi escavado o crânio de Luzia, recentemente encontrado nos escombros do Museu Nacional do Rio de Janeiro, não são de uma população australo-asiática proveniente da Austrália e Melanésia, como sugeria a teoria do professor Walter Neves, baseada no estudo morfológico dos crânios. Um dos estudos, no entanto, encontrou vestígios de até 6% de material genético de povos australo-asiáticos nessa população, deixando em parte sem solução o mistério sobre a presença desses povos da Oceania na América.
Explicação:
Espero ter ajudado, bons estudos :]
Resposta: o primeiro fóssil humano achado no Brasil foi o Homo sapiens paleoamericano
Explicação: nao sei se foi isso q vc perguntou, pois estava mal elaborada, mas se nao for fale como é