O modelo de industrialização brasileira é conhecido como substituição de importações. No entanto, de acordo com o relatório da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (2016), o Brasil avança para um quadro de desindustrialização precoce. A desindustrialização é considerada precoce pela Unctad quando uma economia não chega a atingir toda sua potencialidade produtiva manufatureira e, em vez de evoluir em direção à indústria de serviços com alto valor agregado - setor terciário -, regride para a agricultura ou cai na informalidade. Uma das razões que ajudam a compreender esse fenômeno é:
(A) a concentração do investimento estatal no setor de bens de produção durante o período getulista.
(B) a canalização de investimentos público-privados no setor automotivo e rodoviário durante o governo JK.
(C) a crescente atração de investimentos estrangeiros e a construção de empreendimentos faraônicos durante a ditadura civil-militar que imperou entre os anos 1964 e 1985.
(D) a abertura econômica no começo dos anos 1990, seguida pelo abandono das políticas desenvolvimentistas e uma atual pauta exportadora focada em commodities.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Letra D
Explicação:
De acordo com site BBC, pode-se entender que foi por consequência a abertura econômica no começo dos anos 1990 e o abandono político.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás