10 palavras que sofreram grande mudança gramatical durante o
passar do tempo, com o desenvolvimento da língua inglesa
Respostas
Durante séculos, houve um movimento para reformar a ortografia do inglês. Ele procura alterar a ortografia em inglês para que seja mais consistente, combine melhor a pronúncia e siga o princípio alfabético.
Motivos comuns para a reforma ortográfica incluem aprendizado mais rápido e mais barato, tornando o inglês mais útil para a comunicação internacional.
Awful
No passado, significava apenas "digno de reverência e admiração". Daí a expressão: The awful majesty of God.
Com o tempo, seu significado foi adquirindo conotação negativa, e hoje pode ser traduzido como "horrível, péssimo, terrível".
Clue
Séculos atrás, clue (ou clew) era um novelo, ou um fio enrolado. A ideia aqui é que se alguém está em um labirinto e desenrola este novelo, vai encontrar o caminho de volta. O significado de clue, portanto, se tornou: "uma dica, uma pista para resolver um problema, enigma etc"
Bachelor
Bachelor era apenas um jovem cavaleiro. Depois, começou a significar também o título recebido por alguém que se graduou na universidade (usado até hoje: B.A. ou B.S. degrees).
E também se refere a um homem solteiro - mesmo que sem cavalo ou diploma universitário.
Senile
Antes era usado simplesmente como adjetivo para se referir a uma idade mais avançada. Hoje é um adjetivo que qualifica a demência causada pela idade.
Meat
A expressão "it is meat and drink to me" significa que algo é fácil e prazeroso. O antigo significado de "meat" não era carne animal, e sim "qualquer alimento sólido, comida em geral". "Meat" nesta expressão é oposto de bebida.
Guy
Esta palavra é um epônimo (nome de um objeto, atividade etc que também é nome da pessoa que primeiro produziu este objeto ou realizou a atividade)
GIRL
Houve uma época – isso lá em 1300 e alguma coisa – na qual girl era usada para se referir tanto a meninas quanto a meninos. Ninguém sabe a origem certa da palavra e nem mesmo a razão que a fez, ao longo dos tempos, ser usada para se referir apenas a “menina”, “garota”.
NAUGHTY
Ainda lá pelos anos de 1300 e bolinha, se você fosse naughty, o significado era que você não tinha absolutamente nada (naught, nothing), era um pobre coitado sem ter onde cair morto.
Nos dias de hoje, “naughty” significa “danado”, “atentado”, “endiabrado”, “encapetado”. Assim, uma naughty child é uma criança danada que apronta o tempo todo. Mas, podemos ainda dizer que uma pessoa é naughty para indicar que ela é safadinha, danadinha (isso em contextos relacionados ao sexo).
PRETTY
No inglês arcaico, pretty significava “astuto”, “esperto”, “ardiloso”, “malandro”. Ou seja, a pessoa era esperta no sentido de enganar as outras, levar vantagem em tudo. O significado não era assim tão positivo.
Com o tempo, pretty ganhou um sentido mais bonitinho. Primeiro, veio o sentido de inteligente, habilidoso, capaz. Era usada para descrever qualquer coisa que fosse feita com capricho. Foi assim que acabou passando a ser usada com o sentido de beleza. Em 1400, pretty já era usada para definir uma garota ou bebe cuja beleza era de tirar o fôlego.
SLY
Caso você não saiba, sly é hoje o termo que usamos para “malandro”, “ardiloso”, “espertalhão”, “trapaceiro”. Ou seja, pessoa que usa sua inteligência para levar vantagem em tudo.
No entanto, quando essa palavra apareceu na língua inglesa lá pelo anos de 1400, seu significado era positivo. Ela definia uma pessoa sábia, inteligente, habilidosa no que fazia. Nada a ver com a conotação que ela nos passa hoje!