Religião
É pra amanhã!!
2. Quais as diferenças entre os mitos de origem das matrizes indígenas e africanas?
>>> Para casa 3. Divida a sala em três grandes grupos e peça para que os mesmos tragam um exemplo para fábula, conto e mito. Em seguida, peça para eles anotarem as principais caracteristicas de cada uma destas narrativas.
Respostas
Resposta: Uma religião de matriz africana pode ser também uma religião afro-brasileira. Para que isso ocorra, necessário que uma religiosidade proveniente da cultura e do continente africano, seja dotada de significados e sentidos construídos em território brasileiro. Dessa forma, por exemplo, podemos apontar o Candomblé como uma religião de Matriz africana que recebeu influências de outras diversas religiões, perfazendo-se uma religião afro-brasileira. Espero ter ajudado!
Explicação:
Resposta:
Quando falamos em mitologia, logo vem a nossa mente imagens de seres fantásticos e possuidores de poderes. Pense agora em uma história mitológica. Observe esse personagem e faça uma descrição rápida dessa história. Como ele é, seus traços físicos, suas vestes, sua origem? Ele tem traços nórdicos, gregos, indianos?
A história que veio a sua mente foi a de um personagem de qual país , de qual cultura? Tinha personagens brasileiros? Em algum momento sua mente lhe trouxe alguma história indígena?
Temos muito conhecimento sobre os mitos gregos e romanos e muito pouco sobre as histórias dos povos de formação do nosso país. Como pode nós termos muito mais conhecimento sobre culturas que não afetam diretamente a formação de nossa identidade e sobre a dos nossos primeiros povos, os originadores da vida no nosso território natural, não termos nenhum conhecimento? O povo que habita nosso território desde sempre, aos nossos olhos aparece como desconhecido.
Um grande abismo nos separa! Um abismo que nos torna sem referências de nossas origens, da formação brasileira, dos nossos hábitos, de nossa cultura, da nossa história. Não conhecemos essas raízes, nem seus cantos, nem as línguas dos povos que são simplesmente os PRIMEIROS habitantes do território brasileiro. Pouco material sobre mitos indígenas brasileiros estão disponíveis na internet, diferente de países como Colômbia e dos mitos gregos e romanos que aparecem em grande quantidade. Onde está a mitologia brasileira? A nossa mitologia?
Vamos buscar conhecer esses mitos, as histórias que fazem parte de nossa cultura, resgatar esses saberes, essas formas de viver e explicar a vida!
O que é mito:
Um mito é uma narrativa que se utiliza de símbolos, personagens sobrenaturais, deuses e heróis, que através de suas ações e modos de ser, explicam fenômenos reais da existência, como o nascer do sol, a seca, o amor e a guerra. Os mitos são formas de explicar a origem do mundo, dos astros, estrelas, planetas, das pessoas, dos animais, das relações entre homens e homens, homens e mulheres e mulheres e mulheres, formando fundamentos de um grupo étnico, suas crenças e tradições.
Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do homem – em cerimônias, danças, orações e ofertas.
“No âmbito do sagrado, por meio do rito os seres humanos adentram no mundo divino e, de certa forma, o trazem para a realidade humana. O rito é a poesia que o ser humano cria com o intuito de impressionar a divindade, os espíritos ou as forças da natureza e assim obter o seu favor.
Explicação: peguei no google :>