• Matéria: Geografia
  • Autor: jefersonperon432
  • Perguntado 4 anos atrás

Sobre deriva continental e movimentos de placas tectônicas, assinale com verdadeiro (V) ou falso (F). V F As placas tectônicas ou litosféricas podem se colidir, podem se afastar ou deslizar uma sobre outra, causando terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis e alterações de relevo no planeta Terra. Mapas que representam placas tectônicas, atividades sísmicas e vulcanismos mostram correlação entre as bordas das placas e maior intensidade e frequência desses fenômenos naturais. Alfred Wegener supôs que todos os continentes formavam um grande bloco, que ele denominou Pangea. Apesar de evidências, ele não pôde explicar o porquê da movimentação dos continentes, então sua teoria não foi aceita na época. Além de o formato da costa brasileira encaixar-se com a costa africana que beira o Oceano Atlântico, outros argumentos corroboram a teoria da deriva dos continentes, como a existência de fósseis, vegetações e constituição geológica semelhantes entre certos continentes. No Brasil já foram registrados tremores de terra, mas que não configuram terremotos, porque seu território se encontra em uma grande placa tectônica, distante de suas bordas.

Respostas

respondido por: izabelamoraes74
4

Resposta:Sabemos que a crosta terrestre corresponde à camada superior da Terra, que é formada por rochas em seu estado sólido. Já as camadas inferiores – exceto o núcleo interior, que também é sólido – apresentam-se em uma textura líquida ou pastosa. A grande questão é que a crosta terrestre não se apresenta de maneira contínua ao longo de toda a extensão do planeta. Ela é fraturada em vários “pedaços”, conhecidos como placas tectônicas.

A teoria que aponta a existência das placas tectônicas foi elaborada ao longo do século XX a partir de evidências existentes na Dorsal Mesoceânica, no Pacífico, onde foi apontado o afastamento das áreas continentais. Mas tudo isso veio das premissas da Teoria da Deriva Continental, que indicou o movimento dos continentes, fato que sabemos que acontece ainda nos dias atuais, em um ritmo lento para os olhos humanos, mas relativamente acelerado em termos geológicos.

A litosfera – nome dado para designar toda a porção sólida superior da Terra – é bastante fina em relação ao interior do planeta, de forma que ela foi facilmente rompida ao longo do tempo em função da pressão interna exercida pelo magma. O movimento das placas, resultado dessa ruptura, é continuado em razão da pressão exercida pelas correntes ou células de convecção do magma terrestre.

Explicação:

respondido por: guimaraessantanaevel
2

Resposta:

A) v

b) f

C) f

D) v

Explicação:

coloca como melhor resposta pfvvvvvv

Perguntas similares