• Matéria: História
  • Autor: nicollefiorino2006
  • Perguntado 4 anos atrás

a) Por que, para Lefebvre, a Revolução Francesa foi um fato complexo?
b) Qual a grande divergência que o autor expressa em relação aos historiadores da Revolução
Francesa?
c) Segundo Lefebvre, os camponeses e a burguesia tinham os mesmos interesses? Justifique
d) O que o texto demonstra sobre os estudos realizados no campo da história?​

Anexos:

Respostas

respondido por: Pedrocasla
51

A) A revolução na França foi um processo complexo repleto de reviravoltas, por que houve a derrubada do poder absoluto dos reis, teve o fim do absolutismo, a França tomou o poder e assim se tornou independente e servindo assim de modelo e expandindo as idéias revolucionarias pelo mundo, inclusive para o Brasil até então colonia de Portugal, que depois se tornou um Pais independente.

B) Divêrgencias de pensamento, pois ele acreditava que se tratava de varías revoluções ao mesmo tempo desde aos camponeses á burguesia. Não se tratava de apenas uma mudança,mas várias,desde a política, religião e culturo,ele abrange todos esses temas quando revela sua diferença de opinião.

C) Não, os burgueses eram gananciosos, só pensavam em dinheiro e coisas ligadas à isso, enquanto os camponeses eram pobres e tentavam somente sustentar a família.

D) Nenhum historiador [...] ignorou a sublevação dos camponeses e as reformas agrarias da revolução. Eles continuaram, porem, a ver na ação camponesa tivessem obedecido ao apelo dos burgueses, a caracterizá-la como exclusivamente dirigida contra a feudalidade e o poder real, de pleno e perfeito acordo, portanto, com a burguesía [...]

Perguntas similares