• Matéria: Sociologia
  • Autor: teecaribeiroliveira
  • Perguntado 4 anos atrás

Segundo Comte, os esforços humanos para entender o mundo passam através da lei dos três estágios. Estágio teológico, metafísico e positivo. Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde à perspectiva do autor acima referido: *

1 ponto

No estágio metafísico, que se torna proeminente aproximadamente na época da Renascença, a sociedade começa a ser vista em termos naturais, e não sobrenaturais.

O estágio positivo, introduzido pelas descobertas e conquistas de Copérnico, Galileu e Newton, encorajou a aplicação de técnicas científicas no mundo social.

No estágio teológico, os pensamentos eram guiados por ideias religiosas e pela crença de que a sociedade era uma expressão da vontade de Deus.

No estágio metafísico, o espírito humano renuncia a busca das causas primárias e dos fins últimos, subordinando os fenômenos a leis naturais experimentalmente demonstradas. As causas absolutas (os porquês) e os fins (finalidades últimas) por serem inacessíveis ao exame científico são substituídas pelo estudo e descobertas das Leis Naturais que explicam como os fenômenos ocorrem. No estágio positivo procura-se descobrir as leis segundo as quais os fenômenos se encadeiam uns aos outros.

No estágio teológico, caracterizado por explicações racionalistas, os homens buscavam divindades a fim de darem sentindo às suas práticas científicas.


De acordo com Émile Durkheim, os fatos sociais são características que moldam o comportamento dos indivíduos em sociedade. Os fatos sociais são definidos pelo autor como sendo: *

1 ponto

Exteriores ao indivíduo, expressivos e generalizados.

Generalizados, expressivos e naturais.

Exteriores ao indivíduo, coercitivos e generalizados.

Coercitivos, naturais e expressivos.

NRA


Émile Durkheim, em As regras do método sociológico, sistematiza e dá corpo aos principais instrumentos da pesquisa sociológica. A respeito das ideias teóricas desse autor, assinale a alternativa correta. *

1 ponto

Para Émile Durkheim, o indivíduo tem primazia lógica sobre a sociedade.

Durkheim expõe que o objeto da sociologia é o fato social, sendo este, necessariamente, toda maneira de agir, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior e dependende das manifestações individuais.

Para Durkheim, o sociólogo deve encarar seu objeto de estudo com uma perspectiva de exterioridade, da mesma forma que os pesquisadores das ciências exatas compreendem a natureza.

A construção da sociologia proposta por Durkheim considera o indivíduo e suas ações como a unidade básica interpretativa da realidade social.

Os estudos sobre a modernidade, segundo Dukheim, devem levar em consideração o processo histórico e social de racionalização do mundo, entendido como a capacidade de dominar o mundo por meio das ciências e da técnica. Essa perspectiva racional, porém, também trouxe consequências negativas, como a perda da liberdade e do sentido da vida.


Émile Durkheim, o fundador da escola francesa de sociologia, muito contribuiu para o avanço da Sociologia enquanto campo do conhecimento científico. A respeito das concepções deste autor, assinale a alternativa incorreta: *

1 ponto

As obras: “Da divisão social do trabalho”, “Regras do método sociológico” e “O suicídio”

Segundo Durkheim a sociologia deve se ocupar de estudar “o fato social”

O indivíduo se sobrepõe ao fato social segundo as constatações do autor

Durkheim diferencia dois tipos de solidariedade: mecânica e orgânica

A solidariedade mecânica para o autor está em um grau evolutivo inferior à solidariedade orgânica

Respostas

respondido por: amandacursino0592
8

Resposta:

No estágio teológico, caracterizado por explicações racionalistas, os homens buscavam divindades a fim de darem sentindo às suas práticas científicas.

Perguntas similares