o vulcão capelinos durante a erupção de 1957 apresentou uma atividade mista justifica esta classificação
Respostas
Resposta:
O Vulcão dos Capelinhos, também referido na literatura vulcanológica como Mistério dos Capelinhos, localiza-se na Ponta dos Capelinhos, freguesia do Capelo, na Ilha do Faial, nos Açores. É uma das maiores atrações turísticas do Atlântico, nomeadamente dos Açores, pela singularidade de sua beleza paisagística, de génese muito recente e quase virgem.

Vista do Vulcão dos Capelinhos, do Cais Comprido. O farol marca o antigo limite da terra firme antes da erupção.

Vulcão dos Capelinhos, areias.

Vulcão dos Capelinhos, aspectos.

Vulcão dos Capelinhos, aspectos.

Vulcão dos Capelinhos, aspectos.

Vulcão dos Capelinhos.

Vulcão dos Capelinhos, Centro Interpretativo do Vulcão (museu subterrâneo do vulcão).

Vulcão dos Capelinhos, agosto de 2005.

Vulcão dos Capelinhos - vista parcial Ilhéu Pequeno dos Capelinhos.

Arriba fóssil do Vulcão do Costado da Nau.

Farol dos Capelinhos
Geomorfológicamente insere-se na Península do Capelo, constituída por cerca de 20 cones de escórias e respectivos derrames lávicos, ao longo de um alinhamento vulcano-tectónico de orientação geral WNW-ESE. O nome Capelinhos deveu-se à existência de dois ilhéus chamados de "Ilhéus dos Capelinhos" no local, em frente ao Farol dos Capelinhos.
O vulcão manteve-se em actividade por 13 meses, entre 27 de setembro de 1957 e 24 de outubro de 1958. A erupção foi caracterizada por duas fases principais, uma fase submarina (ou surtseiana), caracterizada pela emissão de cinzas vulcânicas e vapor de água e uma fase subaérea que alternou entre períodos mais explosivos, com a emissão de bombas vulcânicas, e períodos mais efusivos , aos quais se associa a emissão de escoadas lávicas.