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Isaac Newton: o físico, filósofo e matemático que revolucionou a Física Moderna ao sistematizar as suas três leis. Além disso, a sua obra Principia Matemática é uma importante fonte bibliográfica para se compreender a Filosofia da lógica e o racionalismo modernos.
John Locke e Thomas Hobbes: os dois pensadores apresentam teses, a princípio semelhantes, acerca da necessidade do pacto social na política, e sobre o empirismo na epistemologia. A diferença é que Hobbes defende um governo forte e monarca para acabar com a insegurança no estado de natureza humano, enquanto Locke defende a propriedade privada como o elemento que mais justifique e necessite da intervenção de um governo forte, pois somente ele é capaz de garantir a legítima propriedade resguardada. John Locke é considerado o um dos teóricos do liberalismo (político) e um dos ancestrais do liberalismo econômico .
Voltaire: defensor da liberdade religiosa, da laicidade do Estado e da liberdade individual, foi um grande pensador iluminista.
Diderot e D’Alambert: os filósofos franceses, apoiados no ideal iluminista de uma popularização do conhecimento como forma de alcançar o avanço moral, fundaram a Enciclopédia, uma coleção de fascículos que pretendiam abrigar verbetes sobre tudo aquilo que o ser humano pode conhecer.
Immanuel Kant: o filósofo prussiano inaugura um novo criticismo na Filosofia Iluminista e resolve o embate entre racionalistas e empiristas ao estabelecer que a fonte do conhecimento é, simultaneamente, os dados da percepção empírica e a racionalização e entendimento dos conceitos universais. Esses dois elementos diferentes fundem-se e dão origem ao conhecimento humano.
Acesse também: Pré-socráticos, um grupo de filósofos da Antiguidade
René Descartes e seu posicionamento cético
René Descartes, o autor da máxima “penso, logo existo”.
Outro importante filósofo desse período, René Descartes era um cético radical da Modernidade, o pensamento cartesiano, inicialmente, pode ser confundido com uma Filosofia cética antiga, entendendo que o ceticismo “é um tipo particular de Filosofia, pois não é constituído por um conjunto de teses sobre as coisas, nem pretende ser um conhecimento”.
A característica principal do cético é manter “uma atitude crítica diante da pretensão dogmática de ter descoberto a verdade.”i Porém, o ceticismo cartesiano é totalmente diferente do ceticismo clássico, pois se ele começa com uma atitude crítica diante do dogmatismo (o dogmatismo da opinião e do conhecimento duvidoso), ele termina afirmando ter descoberto uma primeira verdade irrefutável: o cogito. Em sua obra Discurso do Método, Descartes chega à primeira verdade irrefutável: a própria existência.
Em sua posição cética, o filósofo francês diz que as nossas crenças costumeiras, de senso comum, podem estar erradas, que os nossos sentidos podem nos enganar, a ponto de não sabermos se estamos sonhando ou em vigília. Além disso, afirma que ilusões podem tomar conta de nosso intelecto, o que atesta a necessidade de tudo duvidar, colocando em questão, inclusive, a sua própria existência.
Porém, ao perceber que o exercício de duvidar é o exercício de pensar, o filósofo conclui que não é possível pensar sem antes existir. Daí, a conclusão mais segura e o primeiro pensamento indubitável é “penso, logo existo”. Para saber mais sobre o autor, leia René Descartes: biografia, ideias, obras e frases.
i SMITH, Plínio Junqueira. Ceticismo. Col. Filosofia passo a passo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p. 8.
Por Francisco Porfírio
Professor de Filosofia
John Locke é um grande nome da Filosofia Moderna.
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René Descartes, filósofo e matemático francês.