• Matéria: História
  • Autor: pirarucuporra
  • Perguntado 4 anos atrás

POR FAVOR FOI A UNICA RESPOSTA QUE EU NÃO ACHEI ALGUEM ME AJUDA!!!!!!
Analise a divisão dos três poderes, feita por Montesquieu, e a liberdade de expressão, feita por voltaire, no anti-absolutismo.

Respostas

respondido por: LucasSCal
1

Resposta:

Explicação:

Tendo em vista o contexto da evolução do Estado absolutista para o democrático, vemos quão importante foi a separação dos poderes.

No Estado totalitário, por exemplo monarquias absolutistas, todos os poderes se concentravam nas mãos do chefe de Estado (monarca), que gerenciava o Estado, legislava criando normas e leis e julgava os seus súditos. Porém, tal método criava desequilíbrio nas relações entre o Estado e seu povo e impossibilidade de fiscalização e punição dos atos do chefe de Estado.

Fica claro que em governos absolutistas a liberdade de expressão não é um direito garantido, já que falar contra o monarca e falar contra o próprio Estado, portanto os críticos da coroa são considerados inimigos do Estado, podendo perder a vida.

Já em sistemas onde há a separação dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) cada um terá suas próprias competências originárias, sem possibilidade de intervenção um no outro, porém, com a possibilidade de fiscalização de seus atos.

A liberdade de expressão é garantida, já que é o papel do cidadão se manifestar e promover discussões acerca dos rumos do Estado, ja que ele é membro do governo, elegendo e mantendo seus representantes nos poderes.

No sistema democrático, a separação dos poderes, até o momento, é o único sistema de governo aceitável.

Perguntas similares