o século xx é considerado por alguns historiadores como o "século breve", e por outros como um século magnífico.explique o porquê???? alguém me ajudar pfvr
Respostas
Foi o historiador Eric Hobsbawn quem deu ao século XX o epíteto de “breve” no subtítulo de sua obra “Era dos Extremos”. Não obstante a sensação de sua brevidade trazida pelo inédito volume de mudanças ocorridas nessa centena de anos, os extremos a que se referiu Hobsbawn parecem retornar nessas primeiras duas décadas do século XXI – ou talvez tenham permanecido latentes esse tempo todo.
Os “extremos” de Hobsbawn dizem respeito à formação de ideologias extremadas características desse período, cuja implementação por meio de ditaduras de diversas matizes políticas – dos comunismo soviético e chinês aos militarismos repressores de extrema-direita na América Latina, passando pelos totalitarismos nacionalistas do fascismo europeu – mobilizaram todo tipo de valores e pretextos para atingir variadas finalidades, mais ou menos escusas, mas sempre gerando consequências políticas de alto custo humano.
Esses extremos e suas ideologias se compuseram, como qualquer fenômeno histórico, de vários fatores. Mas arrisco dizer que as vertentes do nacionalismo eram uma tônica comum entre todos.