• Matéria: História
  • Autor: luciensgf
  • Perguntado 4 anos atrás

Como Oswaldo Cruz pretendia combater a varíola no Rio de Janeiro? ​

Respostas

respondido por: Arthzinn
2

Resposta:

A Revolta da Vacina foi uma revolta de caráter popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por meio de Oswaldo Cruz.

Explicação:

espero ter ajudado ✌❤


jujub1gam3r: arthzinn
jujub1gam3r: sou eu
jujub1gam3r: sou amiga
jujub1gam3r: criei uma nova conta
jujub1gam3r: sou eu a nice
Arthzinn: aaaa
Arthzinn: como vc ta
jujub1gam3r: bem
jujub1gam3r: E vc
Arthzinn: tô bem em desculpa demorar responder pq hoje o dia tá corrido
respondido por: marcossantonio231
1

Resposta:

O projeto sanitário deveria ser executado a qualquer preço. Rodrigues Alves nomeia, então, dois assistentes, com poderes quase ditatoriais: o engenheiro Pereira Passos, como prefeito, e o médico sanitarista Oswaldo Cruz, como chefe da Diretoria de Saúde Pública. Cruz assume o cargo em março de 1903: “Dêem-me liberdade de ação e eu exterminarei a febre amarela dentro de três anos”. O sanitarista cumpriu o prometido.

Em nove meses, a reforma urbana derruba cerca de 600 edifícios e casas, para abrir a avenida Central (hoje, Rio Branco). A ação, conhecida como “bota-abaixo”, obriga parte da população mais pobre a se mudar para os morros e a periferia.

A campanha de Oswaldo Cruz contra a peste bubônica correu bem. Mas o método de combate à febre amarela, que invadiu os lares, interditou, despejou e internou à força, não foi bem sucedida. Batizadas pela imprensa de “Código de Torturas”, as medidas desagradaram também alguns positivistas, que reclamavam da quebra dos direitos individuais. Eles sequer acreditavam que as doenças fossem provocadas por micróbios.

Explicação:

marca como melhor resposta pfvr

Perguntas similares