Em uma escola, a professora do ensino fundamental II, no transcorrer da sua aula, vai até a lousa e começa a escrever um texto sobre as diferentes classes sociais existentes no Brasil. O texto em questão deve ser copiado pelos alunos. Para cumprirem essa tarefa, eles devem visualizar as palavras, frases e pontuações escritas pela professora, internalizar essa informação, consequentemente organizá-la, processá-la e replicar esta ação no caderno.
Sobre a narrativa acima, é possível compreender a necessidade de ativação dos órgãos dos sentidos para a captação dos estímulos externos, levando-os para o encéfalo. Observa-se também a necessidade de amplo processamento dos dados, referendando a necessidade das habilidades e capacidades cognitivas dos discentes. Por fim, é verificada a necessidade da ação motora, transferindo os dados processados e programados no sistema nervoso para os músculos corporais.
Imagine que você foi convidado para ser palestrante de um congresso sobre Neuroeducação e que fará uma apresentação sobre todo o evento descrito na narrativa acima. Os pontos a serem abordados por você em sua palestra são:
(1) A captação dos estímulos pelos órgãos sensoriais dos alunos;
(2) Processamento cognitivo;
(3) Comando motor que permitirá o aluno realizar a escrita
Respostas
respondido por:
0
1º) a captação dos estímulos se pela visão principalmente, a luz que é refletida pelas letras na lousa irão ser entendidas como letras, ativando alguns neurônios e fazendo sinapses.
2º) o processo cognitivo se da com a interação do que foi percebido com a vontade de escrever reproduzir o que foi percebido no caderno, é um efeito reflexo.
3º) O comando motor vem da Área de Wernicke, aqui temos a interpretação de informação e associação delas com outras para produzir a escrita.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás