Respostas
Resposta:
A Crise de 1929, ou Grande Depressão, foi o colapso do capitalismo e também do liberalismo econômico. Ficou conhecida como uma crise de superprodução. ... Marcou a decadência do liberalismo econômico, naquele momento, e teve como causas a superprodução e especulação financeira.
Explicação:
Resposta:
A Crise de 1929, também conhecida como a Grande Depressão ocorreu nos meses de setembro e outubro de 1929 nos Estados Unidos. Período entre a Primeira e Segunda guerras mundiais. Sua principal característica foi à queda brusca das ações da Bolsa de Valores de Nova York.
Explicação:
Após a primeira guerra mundial surge o “American way of Life”, que em resumo era um estilo de vida que visava a busca da felicidade através do consumo, com isso o governo liberou linhas de crédito, surgindo novas empresas,consequentemente aumentando a produção de bens e serviços elevando o consumo. Prevendo os efeitos que isto poderia acarretar na economia do país, caso todo este dinheiro não fosse pago, o governo da época freou o crescimento e parou de expandir a oferta montaria e restringiu os empréstimos. Temendo a desvalorização da moeda, pessoas e empresas retiraram suas reservas dos bancos e ações desvalorizaram.
Como conseqüência, neste período cerca de 12 milhões de estadunidenses ficaram desempregados, empresas e ações desvalorizaram ao ponto de não valerem nada.
A Crise só foi superada graças ao Presidente Franklin D. Roosevelt, que implantou diversas medidas econômicas o “New Deal”, dentre elas:
O Estado passou a controlar a economia, controlando os preços;
Foram criados postos de trabalho;
Obras financiadas pelo governo, como pontes, hospitais foram construídas aumentando a oferta de emprego;
Novos empréstimos foram concedidos;
Salário mínimo e tempo limite de jornada de trabalho foram implantados.
Estas medidas possibilitaram os Estados Unidos se tornassem uma potencia econômica, exportando seu “estilo de vida” para todos os cantos do mundo.