Respostas
Resposta:
Protecionismo é uma política econômica que visa o proteger o mercado interno da concorrência externa.
Essa política é utilizada desde o século XVI com o Mercantilismo e suas medidas são aplicadas atualmente por diversos países
Explicação:
Resumo
As principais características do protecionismo são dificultar a entrada de produtos e serviços estrangeiros para proteger o mercado nacional.
Para consegui-lo, o governo aumenta as taxas tributárias de importação, cria barreiras alfandegárias de ordem sanitária, econômica e política, subsidia a indústria ou a agricultura nacionais.
Estas medidas têm como fim impedir que a entrada de produtos importados não prejudique o mercado interno.
Ainda que tenha perdido sua eficácia com a globalização, diversos países ainda utilizam das medidas protecionistas em prol do aumento dos lucros e do mercado interno.
Esta doutrina é vista, supostamente, como “desleal” por vários estudiosos da área. Por um lado, o país perde espaço na cena econômica mundial. Por outro, o protecionismo visa proteger e fortalecer a economia interna do país por meio do monopólio do mercado interno.
Deste modo, garantem-se melhores condições de vida e trabalho para os habitantes, tal qual o aumento das ofertas de emprego e o desenvolvimento de novas tecnologias.