Marie Curie, a polonesa mais brilhante da história
Ela descobriu o Polônio e o Rádio, foi a primeira mulher a fazer doutorado na França, ganhou dois prêmios Nobel e virou a cientista mais conhecida da Terra
Ganhar um Prêmio Nobel é tido como um dos mais seguros termômetros de brilhantismo. Pois Marie Curie ganhou dois. Em campos diferentes. Na história da ciência, apenas mais uma pessoa atingiu glória similar – Linus Pauling. Mas um dos que ele conquistou era o da Paz e nada tinha a ver com seu trabalho como pesquisador. Já os dela eram ambos científicos: Física e Química. E se hoje há quem denuncie que existe preconceito contra mulheres nos meios acadêmicos, calcule-se como era no fim do século 19.
Juntos os Curie iniciaram as investigações sobre a radioatividade (termo que ela inventou), recém-descoberta por Henri Becquerel em 1896. O francês havia descoberto que minérios de urânio emitiam uma estranha forma de radiação, e o casal Curie contribuiu imensamente para a compreensão do fenômeno.
Pelo trabalho com a radioatividade, o trio (Becquerel, Marie e Pierre Curie) recebeu o Prêmio Nobel em Física em 1903. Marie se tornava a primeira mulher a ganhar a honraria.
Marie Curie como indica o fragmento da reportagem é uma das mulheres cientistas de maior importância na Química (e física). A descoberta que deu início as suas investigações sobre radioatividade, que vieram a ser posteriormente premiadas, é
A
o átomo, uma unidade básica das moléculas químicas, indivisível e esférica.
B
a existência de uma partícula atômica de carga positiva, nêutron, disposta como um fluído não uniforme nos átomos.
C
a partícula alfa, que assim como constatado por Rutherford, não é capaz de atravessar uma folha de ouro.
D
o raio X, descoberto a partir da análise dos experimentos que também levaram a descoberta dos elétrons.
E
a existência de uma partícula subatômica de carga positiva, próton, descoberto a partir do experimento de Rutherford.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
D o raio X, descoberto a partir da análise dos experimentos que também levaram a descoberta dos elétrons.
Explicação:
Marie foi fundamental no tratamento dos soldados feridos na Primeira Guerra Mundial. Curie percebeu que os raios X seriam importantes para tratar ferimentos de balas e fraturas, por isso, colocou em prática um serviço de radiografia móvel.
A cientista buscou ajuda de pessoas ricas e de laboratórios para auxílio financeiro e equipamentos, além de treinar técnicos para o trabalho com os aparelhos de raios-x. Curie conseguiu instalar 200 estações de tratamento radiológico nas zonas de combate da França e Bélgica, atendendo mais de 1 milhão de soldados durante a Primeira Guerra.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás