Respostas
Resposta:
• Valorização da Antiguidade Clássica: os artistas do renascimento buscavam inspiração nos valores estéticos do período clássico greco-romano. Eles consideravam que as obras criadas durante a Roma Antiga tinham valores superiores aos criados na época Medieval. Passaram a utilizar técnicas do classicismo e por isso o renascimento é considerado uma segunda fase da Arte Clássica.
• Humanismo: o homem tornava-se o centro do mundo. O teocentrismo dava lugar ao antropocentrismo e, assim, as obras renascentistas passavam a valoriza o ser humano. As situações do cotidiano eram representadas, os traços e formas humanas ganharam destaque. No campo filosófico, as obras tomaram um caráter mais crítico e propunha a uso da razão e da ciência.
• Racionalismo: todo pensamento do período tinha como base os conhecimentos científicos desenvolvidos na época. O racionalismo foi, então, a principal característica do renascimento. A razão tornava-se o contraponto da fé. A defesa de um argumento por meio de explicação racional e experiência empírica eram valorizadas. O racionalismo não aceitava argumentos não científicos, de fontes sobrenaturais ou vindas da Igreja Católica. O racionalismo foi influenciado pelo conhecimento científico e ao mesmo tempo o ajudava a se desenvolver. A expansão da valorização da experiência científica, o pensamento lógico e racional colaborou para a grande mudança de mentalidade da época.
• Individualismo: o humanismo, o antropocentrismo e o cientificismo permitiram criar esta outra característica do renascimento. Os argumentos religiosos eram renegados e o homem começava a seguir suas próprias emoções, tornando-se crítico e o responsável pelos próprios atos. A busca pelos prazeres (hedonismo) ganhava destaque no individualismo. Essa característica foi essencial para conquistar a burguesia. Os interesses individualistas colaboraram para que esta classe social financiasse os diversos artistas e cientistas que apareceram na época.
uma de bônus, espero ter ajudado:)))))