A expressão “Heterossexualidade compulsória” foi criada pela estadunidense Adrienne Rich (2010), e diz respeito à imposição de um modelo e conteúdo de relacionamento, entre homens e mulheres, como definidor de relações sociais que são marcadas pela diferença naturalizada dos sexos.
Deste modo, analise as afirmativas a seguir:
I. A heterossexualidade compulsória funciona enquanto modelo padrão de orientação das relações, não apenas fez com que relações homoafetivas entre duas mulheres (e entre dois homens) foram inviabilizadas/ocultadas/anormalizadas, como também impediu que se percebêssemos modelos diferenciados e alternativos, presentes nas relações de companheirismo entre mulheres em diferentes situações.
II. A heterossexualidade compulsória é a exigência para que todos os sujeitos sejam homossexuais, isto é, a heterossexualidade se apresenta como única forma considerada normal de vivência da sexualidade.
III. Em nossa sociedade estaríamos diante de uma “ordem compulsória” que exige a coerência total entre um sexo, um gênero e um desejo que são obrigatoriamente heterossexuais.
IV. Heteronormatividade: sistema que normaliza a heterossexualidade e os comportamentos tradicionalmente ligados a ela, mostrando-os como única opção válida, tornando marginal qualquer forma de relação fora dos padrões/ideais heterossexuais, da monogamia e da conformidade de gênero.
Assinale a alternativa correta:
a.
Apenas I, III e IV estão corretas.
b.
Apenas I e IV estão corretas.
c.
Todas as afirmativas estão corretas.
d.
Apenas II e III estão corretas.
e.
Apenas I, II e IV estão corretas
Respostas
Resposta:
A resposta correta é:
Apenas I, III e IV estão corretas
A alternativa correta que relaciona o tema da heterossexualidade compulsória com outras dinâmicas estudadas acerca da sexualidade é: "a.Apenas I, III e IV estão corretas."
Para isso, é preciso compreender o tema da heterossexualidade compulsória dentro dos estudos de gênero e sexualidade.
A heterossexualidade compulsória
Dentro dos estudos de sexualidade e gênero, é forte uma concepção de que as estruturas sociais influenciam na atuação dos indivíduos.
Nisso, a heterossexualidade compulsória funciona como um mecanismo estrutural que reforça uma atuação que normalizaria atos e práticas ligadas a categoria de indivíduos heterossexuais.
Ao mesmo tempo, ela denota uma relação que coloca os homossexuais como marginalizados, deslegitimando seus traços e reforçando um caráter denominado enquanto homofóbico.
Para mais sobre heterossexualidade, leia: https://brainly.com.br/tarefa/17160014
#SPJ2