1. Indique o que for correto. Comparando as duas versões de Aleluia de Handel, quanto aos elementos constitutivos da música, pode-se dizer que *
a) A primeira versão (vídeo 1) valoriza mais os aspectos melódicos e harmônicos, manifestos pela interpretação coral e orquestral;
b) Na segunda versão (vídeo 2) o aspecto rítmico é mais explorado que o melódico e harmônico, mediante a marcação rítmica da bateria;
c) Nas duas versões da música aleluia de Handel percebe-se igual tratamento aos três elementos básicos da música (melodia, harmonia e rítimo)
d) As duas versões apresentam textura monofônica
2. Na música Aleluia do compositor Handel pode-se dizer que predomina a textura *
a) Monofônica
b) Polifônica
c) Homofônica
d) Policoral
O Hallelujah (Aleluia) faz parte do oratório Messiah (Messias), que é a obra mais famosa do compositor alemão [George F. Handel). Oratório é um gênero de composição musical basicamente cantado, sendo bastante utilizados, além da orquestra, solos vocais e coro. Em geral narra temas bíblicos. Sobre as duas gravações/vídeos do Aleluia de Handel, considerando as dimensões culturais, pode-se dizer que *
a) A primeira gravação (vídeo 1) apresenta a obra musical tal como consagrada culturalmente, ou seja, interpretada segundo a linguagem do campo da música/cultura erudita.
b) Na segunda gravação (vídeo 2)percebe-se uma interpretação que lembra as canções comerciais com pouca elaboração técnica, à semelhança da Música “Caneta Azul, do compositor Manoel Gomes. Portanto, trata-se de uma interpretação dentro dos ditames da cultura de massa (indústria cultural)
c) A presença da orquestra e o coro, na primeira gravação, afirmam o Aleluia de Handel no campo da música/cultura popular.
d) A interpretação, contida na primeira gravação/vídeo, lembra elementos da folclórica brasileira, o que marca o campo da cultura popular.
Na contemporaneidade, observa-se uma interação, cada vez mais constante, entre os campos de produção artística (erudito, popular e massivo), onde diversas obras fundem (misturam) elementos característicos de campo distintos; a isto o pensador Pierre Bourdieu chamou de hibridação. Observando a segunda gravação (vídeo 2), pode-se afirmar *
a) Que não há indícios de hibridação, nesta interpretação do Aleluia de Handel, pois a sonoridade, estilo e instrumentação utilizada, são característicos da música erudita.
b) Que há uma fusão de elementos da música popular (Rock) com elementos da música erudita, manifestos no estilo de interpretação vocal e instrumentação, pois junto aos instrumentos da orquestra somam-se a guitarra, bateria e teclados, o que caracteriza uma hibridação musical.
c) Que as duas interpretações (gravações), apesar de instrumentação e interpretação diferentes, tão somente, caracterizam a música popular de épocas distintas: século XVIII e século XX/XXI, portanto não correlacionam-se com outras dimensões culturais.
d) Que a interpretação contida na primeira gravação é característica da cultura de massa.
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Na música Aleluia do compositor Handel pode-se dizer que predomina a textura *
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