pesquisar sobre fatos que retratam a realidade do país Paquistão educação, conflitos, religião predominante
Respostas
Resposta:
Geografia
O Paquistão faz fronteira com o Irã, o Afeganistão, a China e a Índia. O mar da Arábia, que é uma parte do oceano Índico, fica ao sul. A região chamada Caxemira situa-se no nordeste. O Paquistão e a Índia lutam há muito tempo pelo controle desse território.
No norte do Paquistão, a cordilheira do Himalaia e os montes Karakorum têm algumas das montanhas mais altas do mundo. Entre elas está o K2, que atinge 8.611 metros e é o segundo pico mais alto do mundo (o primeiro é o monte Everest). A parte oeste do Paquistão é uma região muito seca, com desertos, lagos salgados e uma estreita planície ao longo da costa. O rio Indo corre através de planícies férteis no leste.
O Paquistão geralmente é muito seco. Ventos chamados monções trazem um pouco de chuva no verão.
Flora e fauna
Algumas florestas crescem nas encostas das montanhas do Paquistão. Gramíneas, arbustos e pequenas árvores crescem no restante do país.
Ursos-pardos, ursos-pretos-do-himalaia, carneiros selvagens e os raros leopardos-das-neves vivem nas montanhas do norte. A área próxima à foz do rio Indo tem crocodilos, pítons e javalis. Chacais, raposas, felinos selvagens e muitos roedores e répteis vivem em todas as regiões do país.
População
O povo paquistanês é uma mistura de diferentes grupos que migraram para a região durante milhares de anos. Os cinco principais grupos são os punjabis, os pashtos, os sindhis, os baluchis e os muhajirs. Os punjabis formam cerca de metade da população. Sua língua, chamada punjabi, é a mais comumente falada, embora o urdu seja o idioma oficial do governo e da
Quando o Paquistão se separou da Índia, milhões de muçulmanos deixaram a Índia para se estabelecer no território paquistanês. Essas pessoas e seus descendentes são os muhajirs, e seu idioma é o urdu. Quase todos no Paquistão praticam o islamismo.
A maioria da população vive nas áreas rurais, mas as cidades cresceram rapidamente. Há maior concentração de habitantes na região leste.
Economia
Muitos paquistaneses trabalham no setor de serviços, como transporte, comunicações e funcionalismo público. Grande parcela da população trabalha na agricultura. As principais culturas são trigo, arroz, cana-de-açúcar e algodão. Há criação de cabras, ovelhas, gado bovino e búfalos.
É da agricultura que vêm as matérias-primas para algumas das mais importantes indústrias do país. O Paquistão exporta roupas e tecidos de algodão. Muita gente se dedica à fabricação de tapetes de lã, bem como à confecção de artigos de couro e de pele animal. Outras indústrias fabricam fertilizantes, alimentos processados e cimento. O país também tem minas de carvão, poços de petróleo e gás natural.
História
O Paquistão divide muito de sua história inicial com a Índia. Mais de 4 mil anos atrás, grandes cidades existiram onde hoje fica o Paquistão, no vale do rio Indo. Arianos, gregos, turcos e outros povos invadiram mais tarde a região. O Império Mogol passou a dominar a área no início do século XVI.
O Paquistão possui uma rica e singular cultura que preserva tradições estabelecidas ao longo da história. Muitos hábitos, alimentos, monumentos e santuários são herança dos impérios mogol e afegão. O traje nacional, chamado shalwar qamiz, é proveniente de invasores nômades turco-iranianos da Ásia Central. Nos centros urbanos os trajes ocidentais são populares entre a juventude e os empresários.
Explicação:
espero ter ajudado ❤