Respostas
Resposta:
As biomoléculas auxiliam nos processos químicos dos seres vivos e em geral são classificadas como orgânicas, mas podem também ser inorgânicas. Além de integrarem os seres humanos e outros animais, podem ser encontradas também em elementos inertes da natureza, como a água e os sais minerais
\(0^◇^0)/
Explicação:
As biomoléculas são formadas por átomos de carbonos. São dezenas a milhares de carbonos reunidos em um esqueleto carbônico ligado a a outros elementos químicos em menor quantidade.
Os átomos de carbono se unem por ligações simples ou duplas e formam cadeias lineares, ramificadas ou cíclicas. A forma como os carbonos se organizam define sua estrutura tridimensional, o que determina suas funções.
As características dessas moléculas também são determinadas pelos grupos funcionais (outros elementos) que se ligam ao esqueleto carbônico. Os principais grupos funcionais são:
Hidrocarbonetos - Ligações com Hidrogênio: Grupos Metil, Etil, Fenil;
Ligações com Oxigênio: Grupos Carboxila, Carbonila (aldeído e cetona), Éter, Éster e outros;
Ligações com Nitrogênio: Grupos Amina, Amida, Imidazol, etc;
Ligações com Enxofre: Grupos Dissulfeto, Sulfidrila, Tioésteres, etc;
Ligações com Fósforo: Grupos Fosforila, Fosfoanidrido e outros.
Portanto, a forma como se organizam os carbonos e os grupos funcionais definem a estrutura tridimensional da molécula, conferindo-lhe características e funções específicas.
Desse modo, os tipos de ligação entre os carbonos e os outros elementos, a conformação espacial da molécula e dos grupos funcionais, são bem específicos.