plssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss A LIBERDADE DE EXPRESSÃO DO ARTISTA E A AUSÊNCIA DE UM SIGNIFICADO ÚNICO , CLARO E DEFINIDOS DAS SUAS OBRAS", é a principal característica da:
Arte absoluta;
Arte Neoplasticista;
Arte Contemporânea;
N. R. A.
Arte Futurista;
Respostas
Resposta:
O movimento neoplástico, baseado nos ideais dos movimentos cubista e naturalista e, ainda na teosofia, propunha uma nova expressão artística, ou seja, uma nova “plasticidade” pautada na abstração geométrica e redução da expressão plástica, expressas pela clareza, objetividade e ordem.
O Primeiro Manifesto do Neoplasticismo, foi publicado na Revista “De Stijl” (O Estilo), em 1918, ano do fim da primeira guerra mundial. O segundo e o terceiro manifesto, foram publicados dois anos mais tarde (1920). No total foram cinco manifestos publicados até 1923, entretanto, a revista vigorou até 1928, quando o movimento começa a apresentar um declínio.
Segundo a primeira edição da revista: “O objetivo da revista de arte De Stijl é apelar para todos aqueles que acreditam na reforma da arte e da cultura para aniquilar tudo o que impede o desenvolvimento, do mesmo modo que fizeram no campo da arte nova suprindo a forma natural que contraria a própria expressão da arte, a conseqüência mais alta de cada conhecimento artístico.”
Assim, ao lado do artista Theo van Doesburg, e de outros colaboradores, Mondrian fundou a revista “De Stijl”, em 1917, que se tornou órgão fundamental de difusão do movimento neoplástico durante mais de dez anos. A principal ideia desses artistas era de reduzir a obra artística ao ponto mais puro da criação artística. Sobre isso, afirma Theo van Doesburg: