Respostas
A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
A Região Norte: abrange sete estados, correspondendo a um pouco mais de 45% do território brasileiro. Possui uma área de, aproximadamente, 3.853.676,948 km2.
População: Segundo o IBGE, a região abriga cerca de 18.182.253 milhões de habitantes. A densidade demográfica é de 4,72 habitantes por km2.
Economia: A região baseia-se nas atividades primárias como extrativismo mineral e vegetal, agricultura e pecuária, e também em atividades do setor secundário, nas indústrias.
Aspectos naturais: Nessa região encontra-se a maior floresta tropical do planeta, a Floresta Amazônica, bem como a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia do Rio Amazonas. Predomina nela o clima equatorial úmido, com um regime de chuvas bem definido e umidade do ar elevada.
A Região Nordeste abrange nove estados e corresponde a quase 18% do território brasileiro. Possui uma área de, aproximadamente, 1.544.291 km2.
População: O Nordeste brasileiro abriga cerca de 56.560.081 habitantes, sendo a segunda região mais populosa do Brasil. A densidade demográfica é de, aproximadamente, 32 habitantes por km2.
Economia: O turismo é uma das atividades mais preponderantes na economia nordestina. São desenvolvidas na região atividades de extrativismo e agropecuária.
Aspectos naturais: Compreende os biomas Caatinga, Mata Atlântica e faixas de transição com o Cerrado. O clima predominante é o semiárido, mas em áreas de transição podemos encontrar o clima equatorial úmido e o clima tropical. Boa parte dessa região sofre com a falta de chuvas. A seca extrema é um dos obstáculos para o desenvolvimento da região.
A Região Centro-Oeste abrange três estados e corresponde a cerca de 19% do território brasileiro. Possui uma área de, aproximadamente, 1.606.403 km².
População: A região abriga um pouco mais de 16 milhões de habitantes. A densidade demográfica é de, aproximadamente, 10 habitantes por km2.
Economia: A economia baseia-se especialmente na agricultura e pecuária, sendo responsável pelos produtos que estão à frente das maiores exportações do país, como a soja. No Centro-Oeste brasileiro, também há intensa prática de extrativismo mineral e a maior reserva de nióbio do mundo. O turismo também é representativo, pois na região encontram-se lugares muito procurados pelos amantes da natureza, com a Chapada dos Veadeiros e a Chapada dos Guimarães.
Aspectos naturais: A região abrange o Planalto Central e também a área dos aquíferos, como o Aquífero Guarani. O clima predominante na região é o tropical sazonal, que possui duas estações bem definidas: inverno seco e verão chuvoso. Predominam na região os biomas Cerrado e Pantanal.
A Região Sudeste abrange quatro estados e corresponde a, aproximadamente, um décimo do território nacional. Possui uma área com cerca de 924.620 km2.
População: O Sudeste brasileiro abriga cerca de 87.711.946 habitantes. Possui a maior densidade demográfica do país, com, aproximadamente, 92 habitantes por km2. É uma das regiões que mais atraem migrantes que buscam melhores oportunidades e qualidade de vida.
Economia: Possui o maior Produto Interno Bruto brasileiro, correspondente a 55,2% do PIB nacional. A economia baseia-se no setor industrial, financeiro e comercial, com destaque para as indústrias automobilísticas, siderúrgicas e petrolíferas. O turismo também é representativo. O estado do Rio de Janeiro atrai milhões de turistas durante todo o ano.
Aspectos naturais: Há predominância dos planaltos nessa região. Os climas predominantes são o tropical e o tropical de altitude. Abrange o bioma Mata Atlântica e há faixas de Cerrado e Caatinga.
A Região Sul abrange três estados e é a que apresenta mais diferenças entre as demais regiões do país. Isso deve-se especialmente à sua colonização, feita principalmente por alemães e italianos.
População: O Sul do Brasil abriga, aproximadamente, 29.016.114 habitantes. A densidade demográfica é de cerca de 47 habitantes por km2. É a região que apresenta os melhores indicadores sociais.
Economia: Baseia-se no extrativismo vegetal, realizado na região da Mata das Araucárias, e também na agropecuária, com a criação de suínos e a produção de uva. Essa região possui o segundo maior PIB nacional.
Aspectos naturais: Devido à sua localização, abaixo da zona tropical, essa é a região que apresenta as estações do ano bem definidas. Os invernos apresentam baixas temperaturas, com ocorrência de geadas. A chuva é distribuída homogeneamente durante todo o ano.
Caso queira mais detalhes recomendo o site: brasil escola
Espero ter ajudado :D
Regiões brasileiras
Norte
Ao norte do Brasil está localizado os estados do Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Tocantis, Roraima e a grande Amazônia. Sua extensão territorial tem 3.853.322,2 k² e é a maior região brasileira.
Clima - Equatorial úmido ou semi úmido, com vegetação abundante, graças á floresta Amazônica.
População - Apesar de ter a maior extensão territorial brasileira, sua população é pequena, com 18,16 milhões habitantes (Segundo o IBGE 2021). Os estados do norte apresentam certos problemas sociais, como por exemplo, falta de saneamento ambiental e analfabetismo.
Economia - A maior parte da atividade econômica baseia-se no extrativismo de produtos como por exemplo, açaí, látex, castanha, etc. A região tem abundância de minérios, já que grande parte da extração de ferro brasileira acontece lá.
Sul
Falando do maior território brasileiro, e o menor? A região Sul forma os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com área territorial de 577 mil km², sendo a menor região brasileira.
Clima - Cruzando a linha de capricórnio, o Sul tem o clima subtropical, com invernos tão gelados que tem chances de se nevar, e verões bem quentes.
População - Mesmo tendo a menor extensão territorial, a região Sul é bem populosa, com 27,38 milhões de habitantes.
Economia - A atividade econômica baseia-se na agropecuária, produção industrial e prestações de serviços.
Sudeste
A região Sudeste é composta por quatro estados, sendo eles o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Com uma extensão territorial de 924.511,3 km², é considerado a segunda menor região brasileira.
Clima - O Sudeste pode sofrer várias variações climáticas, pois ele se divide em quatro climas diferentes. Nas zonas litorâneas (RJ e ES), o clima é considerado tropical úmido, tropical de altitude (SP e MG), e a maior parte é considerado tropical. Mas uma parte de São Paulo cruza a linha de capricórnio, se juntando ao clima subtropical do Sul.
População - A região Sudeste é considerada a mais populosa e bem desenvolvida do Brasil, com uma população de 87,5 milhões ( Segundo o IBGE 2021). Por ser uma região com uma economia bem desenvolvida, milhares de pessoas começaram a imigrar para o Sudeste em busca de melhores condições de vida, o que causou uma grande biodiversidade cultural.
Economia - Como já foi dito, a região Sudeste é a mais bem desenvolvida economicamente, devido a exploração do ouro em MG (Foi daí que surgiu o nome ''Minas Gerais''), o pau-brasil na Mata Atlântica e as grandes plantações de café em SP.
Nordeste
Por sua vez, o Nordeste é a terceira maior região brasileira, com um território de 1 554 291,744 km², com o maior número de estados, sendo eles Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Por ter um grande número de estados, a região nordestina se divide em quatro sub-regiões (Norte, Sul, Centro-oeste e Sudoeste). 56,72 milhões
Clima - O Nordeste se divide em três tipos de clima, o semiárido no sertão, o clima tropical no litoral, e equatorial úmido em certas partes do Maranhão. Mas o clima em um todo é bem quente.
População - Com 56,72 milhões de habitantes, é a segunda região mais populosa do Brasil.
Economia - A economia nordestina vem crescido bastante nos últimos anos devido a instalação de indústrias. O nordeste tem a segunda maior produção de petróleo do país. O maior rebanho de cabras brasileiro é criado no Nordeste devido a fácil adaptação ao clima.
Centro Oeste
Com um território de 1 606 403,506 km², o Centro-Oeste é a segunda maior região brasileira, sendo dividido em três estados, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás (Distrito Federal).
Clima - Tropical semi úmido e tropical de altitude
População - Apesar de ser uma região grande, o Centro-Oeste tem uma população pequena, com mais ou menos 16 milhões de habitantes (IBGE 2018).
Economia - A atividade econômica baseia-se na agricultura, pecuária e extrativismo mineral. O Centro-Oeste é o maior reservatório de nióbio do mundo. A região também lucra bastante com o turismo, graças a lugares como o parque nacional da Chapada dos Guimarães no Mato Grosso do Sul, e os parques arqueológicos de Goiás.
OBS: Eu realmente espero que isso tenha ajudado, pois eu passei mais de UMA HORA fazendo isso. Tenha um bom dia.