Um problema observado durante a pandemia foi o medo e desistência do tratamento de algumas doenças crônicas. Doenças como o diabetes, hipertensão e câncer devem sempre ser monitoradas evitando assim complicações futuras no paciente. No tratamento de câncer são usadas diversas tecnologias visando o bloqueio da multiplicação celular do tumor, uma delas são os medicamentos quimioterápicos. Uma das formas de atuação desses medicamentos consiste na: *
a) inibição da síntese proteica mitocondrial das células afetadas
b) aumento da atividade dos linfócitos T CD4
c) aumento da produção de hemácias e plaquetas
d) inibição da polimerização do citoesqueleto.
e) inibição da síntese de colágeno no tecido conjuntivo.
Respostas
D) Uma das formas de atuação dos quimioterápicos consiste na inibição da polimerização dos microtúbulos do citoesqueleto.
Os microtúbulos são componentes do citoesqueleto das células. São importantes durante a divisão celular, pois eles são responsáveis por organizar os cromossomos na placa metafásica e puxá-los para lados opostos.
Primeiro ocorre a polimerização (formação) dos microtúbulos estabilizando os cromossomos na placa metafásica da célula e depois a despolimerização (degradação) desses microtúbulos, tracionando os cromossomos aos pólos opostos.
O quimioterápicos vão impedir a polimerização dos microtúbulos. Assim, os cromossomos não vão migrar para lados opostos na anáfase, impedindo a divisão celular e ocasionando a morte da célula. Consequentemente, não haverá multiplicação celular, já que a célula cancerosa se multiplica sem controle.