3) Marque a resposta correta: * 2 pontos a) A notação científica é utilizada para escrever raiz quadrada b) A notação científica é utilizada para escrever números complexos como o número π c) A notação científica é utilizada para escrever números muito grandes ou muito pequenos, como por exemplo a distância entre os planetas
Respostas
Resposta:
A notação científica é uma ferramenta bastante utilizada não só na Matemática, mas também na Física e Química. Ela nos permite escrever e operar números que, quando escritos em sua forma original, exigem grande paciência e esforço, já que, ou são números muito grandes, ou muito pequenos
Explicação passo-a-passo:
Neste texto, abordaremos o assunto da notação científica, que se localiza como uma parte importante dos conteúdos de Matemática e com utilizações para a Física. De forma geral, é uma maneira de expressar números complexos, muito grandes ou muito pequenos, de maneira simplificada. Aqui, você aprenderá como operar com a notação científica, além de entender os contextos úteis para aplicá-la.
Conhecerá aqui também como fazer operações matemáticas utilizando a notação científica, que possibilitará resolver cálculos com números complexos, mas sem precisar trabalhar com aqueles valores gigantescos. Por fim, listamos uma série de exercícios de notação científica para que você possa já treinar o que aprendeu na leitura. Vamos lá?
O que é notação científica?
Mais do que um conteúdo por si só, esse tipo de notação é um recurso útil e poupa trabalho na hora de resolver grandes cálculos nas provas das disciplinas de exatas. É uma simplificação dos números complexos a partir de uma representação reduzida de tais valores. Isso se dá a partir da exponenciação de base 10, como no exemplo x10 ou x-10.
A notação científica nada mais é do que uma propriedade de toda a representação numérica: uma forma de transformar a expressão de determinado valor, mas sem alterar a quantia numérica em questão, apenas apresentando-o de outras formas. Veja nos exemplos a seguir:
100 = 1
101 = 10
102 = 100
103 = 1000
10-1 = 0,1
10-5 = 0,00001
É possível perceber por esses exemplos que, com o uso das potências, podemos expressar valores de ordens bem diferentes sem alterar o primeiro algarismo utilizado. Sendo assim, fica muito mais fácil de trabalhar os valores em questão, principalmente se estiver sem uma calculadora na hora da prova.
Onde devo aplicar a notação científica?
Sabe aqueles números gigantescos que de vez em quando aparecem nas questões, cheios de zero? Ou mesmo aqueles que são tão pequenos, com também uma grande quantidade de números zero depois da vírgula? Em ambos os casos, resolvemos o problema recorrendo à notação científica. Ela simplificará os valores facilitando a compreensão de sua dimensão e na hora de usá-los em contas matemáticas.
Existem alguns grupos de perguntas no vestibular que costumam usar esses tipos de valores, portanto, se encontrar alguns desses temas, já pode ser indício de que conseguirá resolver o exercício com a ajuda da notação científica. É provável que encontre nas áreas como gravitação e movimento de corpos celestes e em escala menor em questões que envolvam partículas como os elétrons.
Como fazer notação científica
A primeira regra a ser aprendida é a de que os valores finais obtidos devem sempre ser um número inteiro, entre 1 e 10, seguidos pela exponenciação correspondente, que pode ser positiva ou negativa. Sabendo disso, basta então mover a vírgula do número de acordo com o número de zeros que serão “eliminados” da representação e adicionados à exponenciação posteriormente.
Portanto, essa é uma técnica que faz sentido em ser utilizada apenas quando temos grandes quantias ou quantias muito pequenas com várias casas de números zero em sua composição.
Cada casa movida representa um valor a mais adicionado ou reduzido da exponenciação, a depender da direção do deslocamento. Se estamos substituindo casas à direita do número, então trata-se de uma exponenciação positiva. Se elas estão à esquerda do número, então de uma exponenciação negativa.
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
A notação científica é utilizada para escrever números muito grandes ou muito pequenos, como por exemplo a distância entre os planetas.