Respostas
Esse período é marcado pelo governo de Porfírio Díaz (1876-1911), que trouxe uma relativa estabilidade política (uma ditador, que pela fraude ganhava as as eleições presidenciais e eliminava a oposição), o início da industrialização (controlada pelos capitais estrangeiros) e a entrega das terras dos camponeses mestiços e índios aos fazendeiros (liberava trabalhadores para as fábricas).
O governo era uma oligarquia que atendia só aos capitalistas estrangeiros e aos latifundiários. Assim atraiu a revolta da burguesia liberal nacional, das classes médias urbanas, de operários e dos camponeses, com vários interesses próprios (eleições limpas, respeito à Constituição, liberdade econômica, leis trabalhistas, reforma agrária) que se uniram por um instante para iniciar a Revolução Mexicana (1911), que fez do México o 1º país da América Latina a acabar com o Estado oligárquico.
Nos últimos anos do século XIX, a Cidade do México exibia os efeitos da modernização, com bairros repletos de palacetes e grandes avenidas. Fora das cidades e sedes das haciendas a maior parte da população era de origem indígena e não tinha qualquer contato com a nova sociedade industrial emergente. Quase como nos tempos coloniais, as famílias viviam do que a terra lhes dava.